domingo, 9 de novembro de 2025

Após 11 anos, fechado o Palácio da Cultura é reaberto em Campos

Fotos: Silvana Rust

O Palácio da Cultura reabriu as portas na última quarta-feira (5), após 11 anos fechado para reformas. A reinauguração aconteceu junto da 6ª edição do Festival Doces Palavras (FDP!), que aconteceu no espaço até este domingo (9). Mais do que o fim de uma longa espera, a reabertura marca o recomeço para instituições que estavam sem sede própria, além do retorno da Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, desativada há uma década.


A saga pela reabertura do Palácio da Cultura foi longa e conturbada. A imprensa noticiou ao longo dos anos as diversas fases, desde a paralisação das obras e embargos judiciais até discussões sobre a destinação do espaço. Com a revitalização, foram criadas e reformadas salas administrativas, espaço de atendimento, sala de reuniões, mini-auditório e áreas destinadas a coworking. A biblioteca, com seção infantil, e um espaço para exposições também integraram as intervenções. O novo projeto contempla mais usos do espaço de formas inovadoras para o lazer, com uma pista de caminhada que contorna a estrutura.


Um dos principais pontos da reabertura do Palácio da Cultura é o retorno da Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, que já está funcionando com um programa de doação de livros para recompor seu acervo. “A Biblioteca Municipal está aberta, inclusive com um programa já de doação de livros, então quem puder e quiser doar livros para nova configuração da biblioteca, a gente já está recebendo esses exemplares”, convida.