quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Movimento nacional quer resgatar papel das livrarias como espaços de encontro e inspiração

F Livraria Funambule Petrópolis

A Associação Nacional de Livrarias (ANL) lança nesta semana o movimento #VivaAsLivrarias, iniciativa que marca uma nova fase na comunicação da entidade e busca reconectar o público ao ambiente das livrarias. A campanha, criada em parceria com a agência Binder, também apresenta uma nova identidade visual para a associação e será veiculada nacionalmente em TV aberta, redes sociais, YouTube e canais literários.


O movimento pretende valorizar as livrarias como espaços de convivência, troca e inspiração, reforçando o papel desses locais na relação entre leitores, autores e histórias. “O movimento #VivaAsLivrarias é maior do que qualquer peça de comunicação. Ele representa um chamado para reconectar as pessoas com o universo do livro e com a experiência única que só as livrarias oferecem”, afirma Alexandre Martins Fontes, presidente da ANL.

Para Marcos Apostolo, vice-presidente de criação da Binder, a campanha surge em um momento de mudanças profundas nos hábitos de leitura e consumo cultural. Segundo ele, o desafio da comunicação é lembrar ao público que a experiência oferecida pelas livrarias vai além da compra de livros. “Sentir o cheiro do papel, ver as capas expostas e conversar com os livreiros é uma experiência única que só as livrarias proporcionam”, diz.