terça-feira, 25 de novembro de 2025

Exposição ‘Histórias de Dom Pedro II’ na Casa de Cultura Villa Maria'''


Para comemorar os 200 anos de aniversário de Dom Pedro II, que ocorrem no dia 02 de dezembro de 2025, a Casa de Cultura Villa Maria vai abrigar na quarta e quinta-feira (26 e 27), a Exposição “Histórias de Dom Pedro II: Família, Palácios, Igrejas e Viagens ao Norte Fluminense”. A exposição é uma realização do projeto de extensão Caminhos Turísticos Fluminenses, do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro e da Villa Maria, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UENF (ProEx/UENF).

Na programação, exposição sobre a chegada da Família Real ao Brasil em 1808 até o exílio de Dom Pedro II, fotos e vídeos de prédios históricos (moradias e igrejas) por onde a Família Imperial passou, as viagens ao Norte Fluminense e a primeira mostra do livro Histórias de Dom Pedro II: Família, Palácios, Igrejas e Viagens ao Norte Fluminense, da professora Maria da Gloria Alves.


E ainda: curiosidades sobre a Família Imperial, documentário “Histórias de Dom Pedro II: Família, Palácios, Igrejas e Viagens ao Norte Fluminense”e apresentação de roteiros de Dom Pedro II por Campos dos Goytacazes. A professora da UENF, Maria da Gloria Alves, informou que a exposição será aberta nesta quarta-feira (26), às 17h, e ficará em cartaz até o dia seguinte, quinta-feira (27), de 9h às 20h.

“Por meio de um estudo minucioso com pesquisas em livros, artigos, teses e outros trabalhos de conclusão de curso, a exposição irá retratar a família de Dom Pedro II, desde seus avós, Dom João VI e Dona Carlota Joaquina e seus pais, Dom Pedro I e a Imperatriz Leopoldina, bem como sobre o próprio Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina. Serão oito banners com fotos de prédios históricos por onde a Família Real e Imperial passou, como em Petrópolis, e no Rio, a Quinta da Boa Vista, o Paço Imperial, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Fazenda Santa Cruz etc”, disse Maria da Gloria.

A professora da UENF contou ainda que em Campos Dom Pedro II ficou no Solar Barão de Muriaé, que na contemporaneidade abriga o Corpo de Bombeiros.

“A exposição nos levará a aprofundarmos nas histórias sobre a cultura e costumes do século XIX pelo Rio de Janeiro e no Norte Fluminense. Venham conhecer sua província, venham conhecer seu município”, convoca.




Fonte: UENF