sábado, 22 de novembro de 2025

Ex-presidente Jair Bolsonaro é preso em Brasília


O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso, neste sábado (22), em Brasília, em cumprimento a uma ordem de prisão preventiva solicitada pela Polícia Federal. Conforme a PF, a medida tem caráter cautelar, para garantir a ordem pública, e não corresponde ao cumprimento de pena em relação à condenação por tentativa de golpe.

Após a detenção, Bolsonaro foi encaminhado à Superintendência da corporação, onde permanecerá em uma sala de Estado — espaço reservado para autoridades, como ex-presidentes da República e outras figuras públicas de alta relevância.


Em nota oficial, a Polícia Federal confirmou o cumprimento do mandado de prisão preventiva, expedido por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente foi detido por volta das 6h, e o comboio que o transportava chegou à sede da PF às 6h35. Bolsonaro passa por exames médicos e, em seguida, ficará recolhido na sala especial.

Conforme as primeiras informações, a prisão se deu pelo chamamento da vigília feita pelo filho, Flávio Bolsonaro, em frente ao condomínio do ex-presidente.

Segundo o parlamentar, o ato seria realizado às 19h, no balão do Jardim Botânico, próximo ao condomínio Solar de Brasília 2. No vídeo, Flávio afirma que a vigília tem como objetivo “invocar o Senhor dos Exércitos” e pedir pela saúde do ex-presidente, além do que chama de “liberdade no Brasil”.

Em sua postagem, ele escreveu: “A oração é a verdadeira armadura do cristão. É por meio dela que vamos vencer as injustiças, as lutas e todas as perseguições”.