terça-feira, 19 de agosto de 2025

Petrópolis pode se tornar a Capital Estadual do Automobilismo

Fotos: Marco Oddone

Depois de ser reconhecida como a Capital Estadual do Montain Bike, a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, pode também se tornar a Capital Estadual do Automobilismo. Os dois projetos de lei - o primeiro já aprovado na Alerj e sancionado pelo governador Cláudio Castro e o segundo protocolado na última semana na Assembleia Legislativa do Rio - são de autoria do deputado Sergio Fernandes (PSD).


O parlamentar explica que a ligação entre a cidade e o esporte a motor remonta ao início do século XX, quando suas estradas sinuosas e seu relevo acidentado se tornaram palco ideal para a realização de provas de velocidade, resistência e habilidade.

"Petrópolis, conhecida nacionalmente como Cidade Imperial, não apenas um ícone da história política e cultural do Brasil, mas também um verdadeiro berço do automobilismo brasileiro", destaca Fernandes.


A tradição começou a se consolidar com as competições de subida de montanha na década de 1920, como a famosa "Subida da Serra", que desafiava pilotos e máquinas a vencerem curvas fechadas, inclinações íngremes e condições adversas. Essas provas atraíam nomes de destaque do automobilismo nacional, que encontravam em Petrópolis um terreno único para testar a performance de seus veículos.


Nos anos seguintes, a cidade se tornou em um autódromo a céu aberto, com as corridas do Circuito de Petrópolis. Isso sem falar nos encontros e exposições de veículos antigos, rallies históricos, provas de regularidade e competições amadoras que fortaleceram a cultura automotiva na região.