O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou que vai processar o presidente Lula por difamação. O parlamentar reagiu após o presidente afirmar, em entrevista, que “agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado”, em referência à campanha de Nikolas contra mudanças propostas na fiscalização do PIX.
Nas redes sociais, Nikolas chamou a fala do presidente de “mentira torpe, criminosa e irresponsável” e classificou como uma “canalhice” associá-lo ao crime organizado sem provas. Ele disse que pretende reunir todas as declarações para ingressar com ações judiciais não apenas contra Lula, mas também contra outros que, segundo ele, propagaram acusações semelhantes.
A controvérsia teve início no começo de 2025, quando Nikolas divulgou um vídeo criticando uma instrução normativa da Receita Federal que ampliava a fiscalização do PIX. Para o deputado, a medida abria brecha para criação de novos tributos. A grande repercussão levou o governo a recuar e revogar a norma, episódio que reforçou a imagem de Nikolas como um dos parlamentares mais atuantes na oposição.