terça-feira, 5 de agosto de 2025

O petropolitano e Bicampeão mundial de MTB, Henrique Avancini disputará a Prova Sâo Salvador


Em sua 80ª edição, a Prova Ciclístiva São Salvador terá um nome de expressão internacional entre os participantes. Bicampeão mundial de mountain bike maratona e praticante do ciclismo de estrada profissionalmente desde o ano passado, o experiente Henrique Avancini está confirmado na categoria elite masculina. O evento vai acontecer na próxima quarta-feira (6), em Campos, reunindo atletas em mais de 30 categorias. As baterias de elite masculina e feminina começam às 10h20 e 10h23, em frente à Câmara Municipal — mesmo local da chegada.


Natural de Petrópolis, Henrique Avancini tem 36 anos e é o ciclista mais vitorioso da história do mountain bike no Brasil. No mountain bike maratona, foi campeão mundial em 2018, na Itália, e 2023, na Escócia. No short track, ficou com o vice-campeonato mundial em 2021, novamente em solo italiano, além de ter conquistado etapas da Copa do Mundo, quatro títulos panamericanos, um sul-americano e um brasileiro. Já no cross country olímpico, foi campeão nacional em 17 oportunidades, venceu etapas da Copa do Mundo e se tornou o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial. Sua migração para o ciclismo de estrada ocorreu em 2024, cancelando a aposentadoria para integrar a equipe Factor Racing, da Eslovênia.

Criada em 1945 por José Antônio Ferraiouli — o Patesko —, a Prova São Salvador é a competição ciclística do Brasil com maior número de edições e a mais longeva a ser realizada de forma ininterrupta. Só deixou de acontecer uma vez, em 2020, em razão da pandemia da Covid-19. Há vários anos, a organização é realizada pelo ciclista master Afonso Celso Pacheco, com chancela da Confederação Brasileira (CBC) e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). Tradicionalmente, o evento acontece no dia 6 de agosto, feriado municipal em celebração ao Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos.