A Unidade Básica de Saúde (UBS) Pet de Campos completou seu primeiro ano de funcionamento em janeiro de 2025, com um balanço extremamente positivo. Ao todo, foram realizados 15.338 atendimentos até o dia 6 de janeiro, com uma média diária entre 60 e 70 atendimentos de cães e gatos.
“O primeiro ano foi um sucesso. A gente vem aumentando o número de atendimentos, hoje em especial, neste período em que a Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) está em recesso, a gente concentra todo o atendimento”, afirma o coordenador e responsável técnico da UBS Pet, Marcelo Maeda. Segundo ele, a unidade tem conseguido atender à demanda, mesmo em períodos de pico, como o final do ano e início do ano, garantindo a satisfação dos tutores.
Diante do sucesso da UBS Pet, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já planeja novas ações para o futuro. “O nosso objetivo é sempre tentar estender os serviços, não somente na unidade, mas assim ampliar o número de unidades”, revela Maeda.
A UBS Pet oferece uma ampla gama de serviços, como atendimentos clínicos, radiografia, vacinação antirrábica, curativos e aplicação de medicações
A unidade conta com uma estrutura completa para atender os animais de pequeno porte da cidade. São quatro consultórios, sala de triagem, sala de coleta, recepção, além de áreas técnicas, como banheiro para funcionários, sala administrativa, almoxarifado, sala de radiografia e sala de atendimento infectocontagioso. “A sala de atendimento infectocontagioso, que é como se fosse um quinto consultório, além da sala de expurgo e o DML, que é uma sala de armazenamento de material de limpeza”, detalhou Maeda.