quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Mais de 80 pessoas seguem desalojadas em SFI


Segundo a última atualização da Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana, 86 pessoas seguem desalojadas no município por conta das fortes chuvas da semana passada. Elas estão em abrigos montados pela Prefeitura ou em casas de parentes. Equipes de diversas secretarias como Saúde e Trabalho e Desenvolvimento Humano acompanham os atingidos e seguem com monitoramento. Segundo dados da Defesa Civil Estadual, cerca de 500 famílias foram afetadas, de alguma forma, no bairro Ilha dos Mineiros, distrito de Guaxindiba.


Marcelo dos Santos, de 46 anos, está em um abrigo municipal junto com esposa e três filhos. Eles residem na rua Rio de Janeiro, uma das mais atingidas pela água em Guaxindiba.



“Estão nos ajudando muito, inclusive recebemos a visita da equipe da Saúde. O atendimento aqui é ótimo, perguntam sempre se estamos precisando de algo”, relatou.

Santos mora na localidade há 19 anos. Ele relata que a inundação “nunca foi tão grave como desta vez”.
Ajuda


O Governo do Estado do Rio enviou, nesta terça-feira (14/01), mais de mil kits de mantimentos para São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. A primeira remessa foi entregue no domingo (12/01), quando a Defesa Civil Estadual prestou apoio emergencial após o município decretar situação de emergência, devido aos alagamentos causados pelo acumulado de chuvas, que provocou a cheia do Rio Itabapoana. No total, mais de 2 mil kits já foram distribuídos à população afetada.



“Nosso governo está comprometido em oferecer apoio rápido e eficiente às cidades afetadas pelas chuvas. Em momentos como este, a solidariedade e a ação conjunta são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar das famílias. Seguiremos monitorando a situação de perto e oferecendo todo o suporte necessário para São Francisco de Itabapoana e outras regiões do estado”, declarou o governador Cláudio Castro.

No domingo, agentes da Defesa Civil Estadual entregaram 252 colchonetes, 350 kits dormitório, 350 panos de chão e 1.500 litros de água potável. O reforço enviado nesta terça-feira inclui 350 kits de higiene, 350 kits de limpeza, 100 colchões e 350 cestas básicas para atender as famílias desabrigadas e desalojadas.