Que as mulheres estão ganhando cada dia mais protagonismo na sociedade todo muito sabe. E, na Câmara de São João da Barra, não é diferente. A atual presidente da Casa, Sonia Pereira (Soninha) está valorizando a participação feminina em sua equipe de trabalho e nomeou quatro mulheres para cargos do alto escalão. "É muito bom a gente poder valorizar as mulheres porque elas são muito sensíveis, dedicadas e tem aquele diferencial de conseguir resolver várias coisas ao mesmo tempo", disse Soninha.
A Procuradoria Legislativa foi assumida pela advogada Evelinne Cardoso de Azevedo Serra. Já a Direção Geral está sob a responsabilidade da engenheira de produção, Raiane Xavier Fernandes. Os outros dois setores também chefiados por mulheres são: o de Licitações e Contratos, cuja diretora é a advogada Renata Souza Baptista, e o de Recursos Humanos, aos cuidados de Joyce Pessanha de Castro Oliveira, que também tem formação em Direito. Além delas, Soninha escolheu outras duas mulheres para sua equipe: Maria Auxiliadora Fazoli da Cunha, como subdiretora geral operacional, e Rita Amaral, para o cargo de assessora de cerimonial. Ambas possuem vasta experiência profissional e estão trabalhando diretamente para a presidência.
Direção - Com raízes paternas sanjoanenses, Raiane foi criada no município e iniciou sua carreira na União Norte Engenharia. Depois, trabalhou no Porto do Açu, operando toda a Sala de Controle no embarque e desembarque do minério de ferro. Também trabalhou em vários setores da Secretaria Municipal de Saúde, sendo uma das administradoras do Centro de Emergência. "Me sinto muito feliz e honrada em fazer parte dessa gestão, principalmente com uma mulher à frente da presidência da Câmara, e além disso, dando também oportunidade a outras mulheres, reforçando ainda mais a ideia de que lugar de mulher é onde ela quiser", disse Raiane, que é bisneta do ex-presidente do Legislativo, Pedro Fernandes Gomes.
Jurídico - Já Evelinne iniciou sua atuação na administração pública em 2013, na Coordenação de Auditoria e Controle Interno do Executivo, na apresentação de defesas de prefeito e secretários junto ao Tribunal de Contas do Estado, tendo permanecido até 2016. Em 2017, atuou na Procuradoria-Geral do Município; tendo ocupado o cargo de procuradora-geral do Município de 2019 a 2022, quando solicitou sua saída e passou a atuar como subprocuradora-geral, até 31/12/2024. "Como sanjoanense, recebi o convite com muita honra, alegria e senso de responsabilidade. Sinto-me privilegiada por poder ocupar um cargo de grande relevância no Legislativo, ao lado de outras mulheres, e estou empenhada em contribuir para que a atuação da Procuradoria reflita zelo pelo interesse público, técnica e comprometimento", disse Evelinne.
Contratos - Servidora pública do Município desde 2011, com experiência em contratações públicas da Prefeitura desde 2012, Renata conta que se sente profundamente grata pela oportunidade de exercer agora o seu trabalho na Câmara. "Agradeço especialmente à presidente, Soninha Pereira, pela confiança e pelo apoio. Essa nomeação representa uma grande honra para minha trajetória profissional. Além disso, é uma conquista que simboliza a força da mulher em espaços de liderança. Tenho um compromisso imenso com a transparência, a ética e o desenvolvimento da nossa cidade, e seguirei trabalhando com dedicação para contribuir para o progresso de São João da Barra", disse Renata.
RH - Formada em Direito, Joyce Castro acumula bastante experiência na área de Recursos Humanos, tendo passado oito anos trabalhando na iniciativa privada. No Legislativo Sanjoanense, ela começou em 2019 e conta que ficou surpresa e muito feliz com o convite para assumir a chefia do setor. "Realmente eu não esperava e estou muito grata à presidente Soninha, pois trabalho aqui no Departamento de Recursos Humanos da Câmara há seis anos, e receber um convite para ser diretora demonstra o reconhecimento e a valorização pelo meu trabalho", concluiu Joyce.