quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

292ª Festa de Santo Amaro na Baixada Campista

Foto: Josh

A programação da 292ª Festa de Santo Amaro promete movimentar o distrito da Baixada Campista, nesta quarta-feira (15), feriado municipal em louvor ao santo. Alvorada, missas o dia todo, a tradicional Cavalhada e desfile de bandeiras marcam o dia do padroeiro da Baixada. Desde a noite dessa terça (14), peregrinos participam da caminhada de Santo Amaro, percorrendo os cerca de 40km que compõem o chamado “Caminho da Fé”, que começa no Centro de Campos e termina no distrito que leva o nome do santo.

A programação começa às 5h, com alvorada, e segue com missa 1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. Sendo que a missa das 11h será celebrada pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Ferrería Paz; e a das 19h será campal.


Às 14h terá desfile de bandeiras; às 15h a tradicional Cavalhada – a única que persiste em atividade no Estado do Rio de Janeiro; às 18h está programada a procissão e, após a missa campal, show com a banda Novo Céu.


Milagres pelos caminhos


A chamada Caminhada de Santo Amaro tem um percurso de 30 quilômetros. A maioria dos devotos faz esse caminho a pé, mas cresce também o chamado grupo do pedal. Em exercício de fé, sem competitividade, e o pódio é o altar do Santuário onde todos chegam para agradecer as graças alcançadas.


O Dia de Santo Amaro virou feriado municipal, o que ilustra bem a influência do Santo da Baixada em toda a Planície Goitacá. O Caminho de Santo Amaro hoje faz parte do calendário do Turismo Religioso, com o projeto “Caminhos da Fé”.

No percurso que leva ao Santuário, pela RJ- 216, o caminho passa por 22 igrejas católicas, entre elas a mais antiga, a de Nossa Senhora do Rosário, em Donana, fundada há mais de 400 anos. Destaca-se também o Mosteiro de São Bento e a Capela de Nossa Senhora do Rosário de Campo Limpo.