segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Discussão sobre ferrovia (SJB / Anchieta) avança, com audiências públicas pela ANTT


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza nesta semana importantes audiências públicas para tratar a concessão e implantação de infraestrutura para a Ferrovia Vitória-Rio (EF-118), que fará ligação entre o porto do Açu, em São João da Barra (RJ), o porto Central, em Presidente Kennedy e Anchieta (ES).

As sessões acontecem nesta segunda (27), em Brasília, na quarta (29), em Vitória (ES), e no dia 31, no Rio de Janeiro (RJ), na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro). As prefeituras da região Norte Fluminense devem enviar representantes para a Audiência Pública.

Youtube: @podcastpensediferente

De acordo com o Ministério dos Transportes, as audiências desta semana buscam envolver cidadãos e especialistas na discussão sobre a implantação e exploração da infraestrutura ferroviária, que ligará São João da Barra (RJ) a Anchieta (ES).

“A Estrada de Ferro 118 é um dos projetos de infraestrutura mais importantes para o Norte Fluminense, para o estado e para o país. A implantação é um grande desafio e precisamos que todas as autoridades fluminenses, incluindo parlamentares estaduais e federais, e a sociedade civil, principalmente aqui da região Norte, estejam atentas e participem das discussões em audiências”, destaca o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.


Pleito antigo reivindicado pela Firjan, a construção da EF 118 foi tema de uma reunião no final de 2024 quando a Federação reuniu prefeitos da região Norte Fluminense para produzir um documento endereçado à ANTT em defesa da realização do projeto da Estrada de Ferro 118 (EF-118). Na ocasião, participaram do encontro na sede da Firjan Norte Fluminense as prefeituras de Quissamã, São João da Barra e representantes das prefeituras de Campos, Macaé, Cardoso Moreira, São Fidélis, Carapebus, além de sindicatos industriais, OAB, CDL, e do Porto do Açu.

A ferrovia EF-118, com 575 quilômetros de extensão, será um marco para a integração ferroviária no Sudeste, conectando terminais portuários estratégicos e fortalecendo o transporte de cargas na região. O projeto avança após estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental realizados pela Infra S.A..

Parte do trecho de 80 quilômetros, entre Santa Leopoldina (ES) e Anchieta (ES), será construída pela Vale como contrapartida à prorrogação antecipada da concessão de suas ferrovias e passará a integrar o contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).


Já o trecho de 170 quilômetros, entre Anchieta e o Porto do Açu, ainda será incluído na nova concessão. O Ministério dos Transportes destaca que um trecho adicional de 325 quilômetros, conectando o Porto do Açu a Nova Iguaçu (RJ), está previsto como um investimento condicionado à decisão do poder concedente e à análise de viabilidade econômica para integrar o projeto.

Investimentos na região
De acordo com um levantamento da Firjan, a construção da fase inicial da EF-118 poderá gerar R$ 2,5 bilhões no PIB (Produto Interno Bruto) da região; 68 mil empregos diretos e indiretos; R$ 457 milhões de arrecadação em impostos estaduais e federais; e um acréscimo de R$ 1 bilhão em salários na força de trabalho. O presidente da Firjan Norte Fluminense destaca ainda que instalar a EF-118, interligando o Porto do Açu à malha ferroviária federal, proporcionará novas oportunidades de negócios na região, além de emprego e renda em todo o estado.






Fonte: Firjan