Prefeita e vice-prefeita Cardoso Moreira tem diplomas cassados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder
A Justiça Eleitoral da 141ª Zona Eleitoral de Italva (RJ) proferiu, nesta quinta-feira (30), a cassação dos diplomas da prefeita Geane Cordeiro Vincler e da vice-prefeita Neriéte Navarro Alves por abuso de poder político. A sentença foi assinada pelo juiz Rodrigo Pinheiro Rebouças.
A ação foi movida pela advogada Ângela Lúcia Quintanilha Campos Braga, que alegou irregularidades cometidas pela gestão municipal durante o período eleitoral. A decisão ainda declarou a inelegibilidade de Geane Cordeiro Vincler por oito anos a partir das eleições de 2024, impedindo-a de disputar cargos públicos até 2032.
Além disso, o juiz determinou o envio de documentos à Delegacia de Polícia Federal para investigação dos fatos, incluindo a lavratura de ata notarial para apurar eventuais irregularidades financeiras. Com o trânsito em julgado da sentença, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) será comunicado para tomar as providências cabíveis, conforme previsto no Código Eleitoral.
A decisão pode levar a uma nova eleição no município, conforme o artigo 224, $3°, do Código Eleitoral, caso a cassação seja mantida após eventuais recursos. Até que haja uma definição final, a gestão municipal pode sofrer mudanças conforme determinado pela Justiça Eleitoral.
O caso segue aguardando possíveis recursos por parte das investigadas, que ainda podem recorrer da decisão em instâncias superiores.