A soltura de filhotes de tartarugas marinhas, tradicional no período de verão em São João da Barra, teve início na sexta-feira(3), às 16h, em Iquipari, na Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e Restingas.
A ação se repete todas as sextas-feiras, às 16h, e sábados, às 9h, e os interessados em participar devem efetuar a inscrição pelo site: reservacaruara.com.br.
Na soltura de tartarugas marinhas desta sexta-feira(17), a vereadora Joice Pedra(PV) , esteve presente na Reserva Caruara e falou da importância para o meio Ambiente da ação.
"Hoje foi dia de celebrar a vida e a natureza na Reserva Caruara!Presenciar a soltura dos filhotes de tartarugas marinhas foi um momento mágico e de muitas boas lembranças, que reforçam a importância de cuidarmos do nosso ambiente respeitando todas as formas de vida. Este é um exemplo claro de desenvolvimento sustentável, é educar para preservar," disse Joice.
O Projeto Tamar desenvolve um minucioso acompanhamento dos ninhos ao longo dos 62 km de faixa de areia, que se estendem do Pontal de Atafona, em São João da Barra, até a Barra do Furado, em Campos dos Goytacazes.
A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e Restingas de São João da Barra, iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reforça o compromisso com a proteção desse ecossistema único. Em conjunto com a Reserva Caruara, a APA promove ações integradas que asseguram a conservação da biodiversidade local e fortalecem a conscientização ambiental.
A Reserva Caruara tem sido uma referência em conservação marinha, proporcionando não apenas a proteção direta das tartarugas, mas também promovendo experiências educativa para moradores e visitantes que participam das solturas.