O Brasil, com um aumento de 13% no número de turistas internacionais ano passado, chega à Feira Internacional de Turismo 2025, em Madri, em um momento de expansão no turismo. Como país homenageado, tem uma posição de destaque, fortalecendo sua estratégia de promoção internacional. E Petrópolis é um dos destinos turísticos nacionais que está sendo exibido na FITUR. Aberto na quarta-feira (22), o evento segue até domingo com números recordes: nove mil expositores, 153 mil participantes do trade turístico mundial e 97 mil visitantes do público geral. Em sua 45ª edição, a FITUR é promovida pela IFEMA (Instituição de Feiras de Madrid ) em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT), um dos maiores encontros globais do setor.
A FC&VB estará focada em ampliar a vivência dos turistas no interior do estado do Rio de Janeiro e está exibindo à farta oferta fluminense. “Nosso objetivo é promover as diversas experiências únicas que a região oferece, incentivando os visitantes a estenderem sua estadia. Queremos que eles permaneçam de sete a nove dias, explorando a riqueza cultural, gastronômica e natural que só o interior do estado pode proporcionar.”, afirma Tatiana D’Angello, gestora de Marketing e Novos Negócios da FC&VB-RJ.
A presença na FITUR também será uma oportunidade de estabelecer parcerias e atrair novos investimentos para o turismo do estado do Rio de Janeiro. “A presença da FC&VB em uma das principais feiras do setor é extremamente importante, pois destacamos o estado como destino de excelência no mercado turístico. Essa participação reforça o posicionamento dos nossos produtos e experiências no cenário nacional e internacional”, aponta Guilherme Abreu, presidente da FC&VB-RJ.
A Federação ainda é parceria da VBRATA – Visit Brazil Travel Association- entidade de turismo sem fins lucrativos que atua no mercado europeu e América Latina promovendo os destinos de turismo do Brasil. Na FITUR essa sinergia está sendo estreitada com a meta de realizar road shows aos profissionais do turismo que comercializam o destino Brasil no exterior, ou pretendem fazê-lo, dando o acesso in loco sobre os destinos e suas culturas. O público-alvo são agentes de viagem de lazer e turismo de negócios e operadoras de turismo.
“Estar na FITUR é mais do que uma oportunidade de promoção; é uma chance de mostrar ao mundo que Petrópolis é um destino completo, com história, natureza e experiências que encantam. Além disso, com o apoio da FCVB e a sinergia com entidades no exterior, estamos construindo conexões valiosas que irão fortalecer o fluxo de visitantes internacionais e posicionar a cidade como referência no turismo global”, analisa Fabiano Barros.