O prefeito Hingo Hammes, tomou posse nesta quarta-feira (22) como presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região Serrana (CimSerra). O evento contou com a presença de representantes dos 15 municípios consorciados, vereadores, autoridades, sociedade civil, universidades e o secretário executivo do CimSerra, Leonardo Sarmento Charles, que realizou a leitura da ata. Esta é a segunda vez que Hingo assume a presidência do consórcio, cargo que ocupou pela primeira vez em 2021.
Na abertura da solenidade de posse, Hingo destacou a importância do CimSerra desde 2021 e a relevância da união entre os municípios para enfrentar desafios. “Em 2021, encontramos o consórcio praticamente inativo e o resgatamos com diálogo e cooperação, especialmente durante o período crítico da pandemia. Hoje, o CimSerra está sendo aplicado para mais ações entre as cidades participantes. Nosso objetivo é fazer as coisas acontecerem de forma ágil e eficiente, sempre com a participação de todos, fortalecendo a região serrana”, disse.
O vice-presidente eleito, Afonso Monerat, destacou sua participação na fundação do consórcio, em 2005. “É uma honra voltar ao CimSerra, agora como vice-presidente, e reforçar o papel essencial de envolver prefeitos, vices, vereadores e gestores no processo. O consórcio não só facilita a gestão da saúde, mas contribui para a eficiência administrativa de maneira geral. Essa união é fundamental para superarmos desafios e oferecer serviços de qualidade à população.”
Entre as novas lideranças do CimSerra, o secretário de Saúde de Petrópolis, Luis Cruzick, assumiu a presidência do Conselho Técnico, com Simone Sales, secretária de Saúde de Bom Jardim, como vice-presidente. Também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal: São José do Vale do Rio Preto, representado pela secretária de Saúde Cíntia Machado; Macuco, pela secretária Ana Paula Gonçalves; e Nova Friburgo, pelo secretário Gabriel Wenderroschy. A suplência ficou com Teresópolis, representada pelo prefeito Fábio Galotti.