sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Morre, aos 67 anos, a professora e escritora Tânia Aquino



Morreu na manhã desta sexta-feira, 31, em Campos dos Goytacazes, a professora e escritora Tânia Aquino, aos 67 anos. Tânia lutava contra um câncer. Ela deixa o esposo, Gérson Lopes, três filhos e uma neta.

O corpo será velado na Cepal Mortuária e o sepultamento no Cemitério São João Batista. O enterro será às 9h.

Tânia Nogueira de Aquino Santos nasceu em 30 de abril de 1957, é filha de Célio de Souza Aquino e Vanda Nogueira Aquino (in memoriam), casada com Gerson Lopes dos Santos. O casal tem três filhos: Gerson, Lucynthia e Magdalla, e a amada neta, Alice, filha de Lucynthia.

A professora Tania atuou no magistério estadual com duas matrículas, sendo por 34 anos em uma, e em 27 anos em outra. Aposentou-se, em ambas, na mesma data: 25 de outubro em 2010. Sempre teve em mente que ser professora é a arte de se doar, por isso cursou Formação de Professores, ocasião em que recebeu 03 prêmios na “Festa do Saber” por ter sido considerada a melhor aluna nos três anos do Curso de Formação de Professores do CINSGRA, realizado pela antiga Câmara Junior de Campos dos Goytacazes.

Em 1977, especializou-se em Alfabetização Infantil. Cursou, em 1997, o Adicional em História e Geografia. Em 1998 participou do Projeto Minas Coloniais: Tópicos Teóricos e Metodologia do Ensino de História. Fez vários cursos e participou de vários projetos, todos ligados à Educação e Cultura. Concluiu em 2004 a Licenciatura em História na UNIFLU. Em 2007, a Especialização ‘LATO SENSU’ em HISTÓRIA DO BRASIL” e Capacitação em Patrimônio Cultural, na antiga FAFIC. Inclusive um dos seus projetos:

‘O Arquivo Público como Memória’, teve sua apresentação no SESC, o que levou-a a especialização em Patrimônio Público e Arquivo Público.

Em 2014, publicou seu primeiro livro: “O Sanjoanense de sanjoanenses: 60 anos de paixão”, no qual contou a História do Sanjoanense F.C., com o propósito de mostrar a garra de abnegados pelejadores. Antes do término da sua primeira obra, foi procurada, em 2013, pelo próprio Genecy Mendonça, Dodozinho, para que escrevesse a sua biografia, a autorizando por escrito e registrando o documento em Cartório. Esta obra foi publicada no dia 17 de fevereiro 2023 com o titulo: GENECY MENDONÇA, DODOZINHO, SUA LONGA ESTRADA. A biografia de um político que teve uma longa vida de 96 anos de idade, como o próprio título diz. Além dele ter sido o prefeito que mais abriu estradas no 5ª Distrito sanjoanense, foi um exemplo de político a ser seguido, por ter feito muito com poucos recursos, de maneira digna e honesta, por isso considerado o “Eterno Prefeito”.

Em 28 de Dezembro de 2024, recebeu do Conselho Municipal de Cultura de São João da Barra o prêmio de reconhecimento Cultural Ledivan Soares Pontes.