O governador Cláudio Castro inaugurou, na manhã deste sábado (18) o Café do Trabalhador, programa do Governo do Estado que oferece café da manhã a R$ 0,50, m frente ao Ciep Cecília Meireles, na Estrada União e Indústria, 2619. Na nova unidade serão ofertadas 500 refeições por dia e cerca de 11 mil por mês. Desde o início do programa, em julho de 2022, já foram servidos mais de 4 milhões de kits. Com a inauguração em Petrópolis, a iniciativa alcança a marca de 50 polos distribuídos em 39 municípios fluminenses. A inauguração contou com a presença do prefeito Hingo Hammes, secretários estaduais e municipais, além de representantes da Câmara Municipal e sociedade civil.
"É prioridade fazer aquilo que a gente acredita de verdade. Nem tudo a gente vai conseguir fazer, mas precisamos garantir mais ações como esta que ajudam as pessoas. O Café do Trabalhador é a salvação para aquele que saiu de casa e o único dinheirinho que tinha deixou para que sua família pudesse se alimentar. A intenção é entregar em cada cidade do Rio de Janeiro um café da manhã do trabalhador. Ainda há muitas coisas para se fazer em Petrópolis, como resolver o problema dos alagamentos e engarrafamentos. São muitos projetos. Eu não tenho dúvida que com Hingo Hammes à frente com Bernardo ao meu lado, continuaremos ajudando. Vamos conseguir tirar todos os projetos do papel e fazer com que a vida do cidadão petropolitano seja uma vida cada dia melhor viva", disse o governador Cláudio Castro.
"Eu sou uma moradora na Baixada e na minha infância já passei muita fome. O meu café da manhã no passado era um pedaço de amor com um pouco de café. Então quem já passou fome, quem vem da dificuldade sabe o quanto é importante termos um acesso a um pouco manteiga de qualidade é um café com leite de qualidade por 50 centavos. Isso é extremamente importante. Eu quero combater a fome no estado do Rio de Janeiro. Na minha mesa não falta comida, então, na mesa do povo também não pode faltar. Já foram servidas mais de 16 milhões de refeições ao povo Fluminense. O governo do estado mostra credibilidade e confiança. Viva o Rio de Janeiro, viva Petrópolis e, seja bem-vindo o nosso Café do Trabalhador aqui nessa cidade. Muito obrigado Deus abençoe a todos", ressaltou Rosângela Gomes, secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O prefeito Hingo Hammes salientou a importância do novo equipamento para a cidade. "Agradeço ao governador por todo apoio e compromisso com a nossa cidade. Tenho certeza que essa é só uma de muitas entregas que faremos juntos. É uma alegria para o pessoal do terminal que vai poder tomar seu café com segurança de manhã cedo. Esse é o nosso papel, de trabalhar não ficar olhando para trás. Olhar para frente, fazer as entregas e responder trabalhando junto", falou Hingo Hammes.
O secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Bernarod Rossi, agradeceu, ainda, ao prefeito Hingo Hammes. "Muito obrigado.Sua missão não será fácil, só nós sabemos a terra arrasada que você pegou mas, você tem Deus no coração você tem fé. Posso garantir que o governador Cláudio Castro vai continuar ajudando Petrópolis. Diversas ações estão por vir para nossa cidade como obras o nosso limpa Rio que vai contemplar mais de 10 localidades".
Cada kit de café da manhã contém café, com ou sem leite, um pão com manteiga e uma fruta. Os itens são armazenados em sacola plástica para o transporte seguro. Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Café do Trabalhador é voltado para trabalhadores, assim como para a população mais vulnerável. Para atender o público, as unidades são instaladas em locais estratégicos, de grande concentração de usuários de transporte público.
O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 5h até às 9h, até o termino das 500 unidades que estarão disponíveis para a população.