quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Soltura de tartarugas em Iquipari, São João da Barra


Mais uma soltura de filhotes de tartarugas da espécie Caretta caretta será realizada, nesta sexta-feira, 7, às 16h, em Iquipari. A iniciativa é do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra. Em 11 anos de programa, são mais de 13 mil ninhos registrados e cerca de 900 mil filhotes soltos ao mar. 

Essa é a terceira soltura no verão sanjoanense e as anteriores aconteceram em Atafona e Grussaí. O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas atende a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). 

No total foram programadas quatro solturas, a última será no dia 20 de fevereiro, no Açu, em frente à Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, às 9h. 

Junto com Porto do Açu, estão envolvidas as secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Educação e Cultura e Segurança Pública, além do Projeto Tamar e a Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra.