quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Petrópolis é opção para turistas no Carnaval

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Mais da metade dos brasileiros que irão viajar no período do Carnaval optaram por deixar os tradicionais destinos ligados à festa de lado. É o que aponta um levantamento realizado pelo site Booking.com. Com isso, cidades conhecidas pelas opções de descanso, como é o caso de Petrópolis, podem se beneficiar com a chegada de turistas do feriadão. Na Cidade Imperial, além do Carnaval que acontece nos bairros com shows e blocos de rua, os diversos circuitos turísticos oferecem todo tipo de programação. Os preferidos durante o período da folia são os ligados à natureza.

No ano passado, o município registrou de sábado (02.03) a terça-feira de Carnaval (05), uma média de 91,4% de ocupação nos meios de hospedagem, com destaque para os distritos, que ocupou 93,4% de seus leitos. A expectativa da prefeitura é continuar mantendo os bons resultados este ano. São cerca de 300 restaurantes, 119 meios de hospedagem e 6.339 leitos à disposição do visitante.

Uma das festas mais populares do mundo, Petrópolis também não fica de fora da folia e vai contar com shows e recreação infantil pelos bairros, como em Pedro do Rio, Posse, Corrêas, Nogueira, Alto da Serra, entre outros. E ainda o desfile dos blocos de rua. Mas, para quem procura descanso, a cidade está entre as principais opções do estado. Com 26 instituições museológicas, Petrópolis é um museu a céu aberto em seu Centro Histórico, com rico patrimônio preservado. Apesar de o carro chefe da cidade ser o turismo histórico-cultural, a cidade também oferece opções de ecoturismo, turismo rural, turismo de compras, gastronômico, cervejeiro e religioso, por todos os distritos.

Desde 2017, o município vem tratando o turismo como prioridade. O setor já se firmou como um dos pilares da economia de Petrópolis e representa, hoje, R$ 760 milhões, ou seja, 6% do PIB anual. Categoria A no Mapa do Turismo Nacional, do Ministério do Turismo, a prefeitura aumentou a divulgação com a participação em eventos e feiras especializadas, firmou parcerias com a iniciativa privada para aumentar a oferta de eventos, expandiu as grandes festas, como Bauernfest e Natal Imperial, além de estar cuidando do patrimônio histórico e cultural, como com as reformas do Palácio de Cristal e do Theatro D. Pedro.





Fonte: Secom