segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Desorganização: Concurso de Quissamã vai parar na delegacia e tem prova remarcada


As provas do concurso público da Prefeitura de Quissamã aplicadas neste domingo (16), na Universidade Cândido Mendes (Ucam), em Campos, foram marcadas por denúncias. Pela manhã, candidatos relataram dificuldades para contatar a banca organizadora do certame após enfrentarem dificuldades para chegar no horário. À tarde, uma queda no fornecimento de energia elétrica fez com que as avaliações tivessem que ser remarcadas.

O certame teve 12 mil inscritos e visa o provimento de 69 vagas para 47 cargos de escolaridade de Ensino Fundamental Completo, Ensino Médio, Técnico, Magistério e Ensino Superior, além de formação de cadastro de reserva. As provas estavam marcadas para acontecer em dois horários, pela manhã e à tarde, segundo o cargo pretendido.

Parte dos candidatos que fariam a prova pela manhã chegou após o horário estabelecido no edital e foi impedida de fazer as avaliações. Segundo o grupo, o problema teria sido causado pela atualização automática de uma parcela dos celulares equipados com o sistema operacional Android. Os aparelhos tiveram seus relógios atrasados em uma hora, apesar da extinção do Horário de Verão pelo Governo Federal em abril do ano passado.

Os candidatos afirmam que tentaram entrar em contato com a G-Strategic Gestão, Assessoria, Serviços e Logística, empresa organizadora do concurso, e com a banca avaliadora, mas que não foram atendidos. O caso foi parar na 134ª Delegacia Policial (DP), no Centro de Campos, onde parte do grupo registrou ocorrência, e pode ter desdobramento na Justiça.

Em nota, a G-Strategic afirmou que “a situação foi ocasionada exclusivamente pela Operadora de Telefonia Celular” e garantiu que agiu em conformidade com o edital, que recomenda comparecimento com “pelo menos 60 (sessenta) minutos de antecedência do início das provas”.

Adiamento

Já as provas para os cargos de Professor I – Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Infantil e Fiscal de Transporte Coletivo de Passageiros, que seriam aplicadas durante a tarde, foram remarcadas após os candidatos relatarem queda no fornecimento de energia elétrica. Segundo a G-Strategic, 2.700 pessoas foram afetadas.

As avaliações serão reaplicadas no dia 8 de março, em Quissamã, em local a ser definido. Porém, somente os candidatos que assinaram a lista de presença poderão fazer a nova prova. Aqueles que “não desejarem mais participar do certame, poderão solicitar a devolução da taxa de inscrição”, garante a empresa.

A G-Strategic fundamenta a decisão no item 9.30 do edital, que estabelece que “na ocorrência de caso fortuito, de força maior ou de qualquer outro fato imprevisível ou previsível, porém de consequências incalculáveis que impeça ou prejudique a realização do concurso, ou de alguma de suas fases, à empresa realizadora terá reservado o direito de cancelar, substituir provas ou até mesmo definir outra data para realização de novas provas, de modo a viabilizar o concurso”.






Fonte: Terceira Via