terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Encontro de profissionais da Educação de São João da Barra


"Inovação pedagógica e diversidade humana”. Esse é o tema da Secretaria de Educação e Cultura para o ano letivo 2020, que começou nesta segunda-feira, 3, em São João da Barra. Cerca de 1.200 profissionais da rede municipal participaram de um encontro no Ciep-265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, onde foram apresentadas metas para este ano. As aulas nas 38 unidades escolares do município começam nesta terça-feira, 4. 

O evento contou com palestras da coaching da Secretaria de Educação e Cultura, Cristine Sá, que destacou a importância dos valores no dia a dia do ambiente educacional. Também houve apresentação teatral. Já o professor Paulo Moura apresentou um sarau poético para os profissionais.


A prefeita Carla Machado, presente no evento, ressaltou os avanços na qualidade do ensino. "Mais um ano letivo se inicia. Estou aqui para dar boas-vindas aos profissionais da Educação, que no dia a dia transmitem o conhecimento e se empenham para oferecer o melhor do saber aos nossos alunos. Os avanços na qualidade do ensino da rede municipal são indiscutíveis, e isto só é possível com a participação de todos. Nossa meta é proporcionar as nossas crianças e jovens um futuro promissor".

A prefeita ressaltou que, apesar do cenário ruim encontrado pela atual gestão, foram realizadas melhorias também na estrutura física de várias escolas e obras foram concluídas.

"Encontramos R$ 200 milhões em dívidas, mas apesar disso estamos concluindo as obras que deixamos em 2012 que não haviam sido concluídas. Fizemos e entregamos a escola modelo de Mato Escuro. Nos próximos dias, vamos entregar a unidade modelo de Grussaí. Estamos trabalhando em reformas de várias escolas e creches", disse.

Para o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, as inovações, principalmente na diversidade são fundamentais para o sucesso do processo educacional e formativo crítico. 

"A diversidade é a condição para a inovação. Nenhuma atividade no ensino sobreviverá às transformações e releituras diárias se não cultivar e respeitar toda a qualquer manifestação diversa. Dar oportunidade para uma criança ou para um jovem, independente de sua diversidade, de conhecer o mundo, principalmente de forma inovadora e sustentável também é responsabilidade da Educação", finalizou.