sábado, 15 de fevereiro de 2020

Rio Paraíba atinge 9,87 metros em Campos e rompe estrada que liga Campos a SFI


Paraíba do Sul voltou a subir em Campos e provocou o rompimento da RJ-194, estrada que liga Campos a Gargaú, indo pela Usina São João, no final da tarde desta sexta-feira (14). O rompimento ocorreu próximo à Fazenda Abadia. A Defesa Civil sinalizou  a estrada para evitar acidentes e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela rodovia estadual, recuperou o trecho ainda na noite dessa sexta. O rio segue subindo, mas, segundo a Defesa Civil de Campos, a expectativa é de que comece a baixar já na tarde deste sábado (15).

A água do rio provocou uma erosão sob a estrada, que funciona como um dique de contenção, deixando sua base instável, o que acabou provocando o rompimento.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha, na última medição feita pelo órgão, às 9h da manhã deste sábado, o rio estava com 9,87 metros, com expectativa de que o nível chegue até 10 metros, sendo que sua cota de transbordo em Campos é 10,40 metros. A última vez que o rio atingiu esta cota foi em janeiro de 2012, segundo Pessanha.

Major Edison Pessanha disse, ainda, que, apresas da oscilação do Paraíba, o rio não deve causar transtornos, já que deve começar a baixar nas primeiras horas desta tarde. “Mas continuamos em alerta. Equipes da Defesa Civil estão na Ilha do Cunha e na Coroa visitando as famílias. Estes são os dois pontos da cidade onde o rio inunda primeiro”, destacou.

Também segundo o comandante da Defesa Civil, um senhor precisou ser retirado da Coroa por conta da elevação do nível do rio. Como ele estava sozinho em casa, o órgão acionou a Secretaria Municipal de desenvolvimento Humano e Social para assisti-lo.

A população pode buscar orientação da Defesa Civil pelos telefones 199 ou (22) 98175-2512.




Fonte: Terceira Via