sábado, 29 de fevereiro de 2020

Carnaval supera as expectativas em SJB: injeção na economia local mais de R$ 5 milhões


Reconhecido como o maior e melhor do interior do estado do Rio de Janeiro, o carnaval em São João da Barra mais uma vez superou as expectativas, atraindo milhares de pessoas e fazendo com que a população do município, de 35 mil habitantes, saltasse para mais de 200 mil no período. Foram cinco dias de intenso movimento no litoral e na sede do município, palco maior dos eventos, aquecendo a economia local, com a injeção de mais de R$ 5 milhões, segundo estimativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. Como atrativo, uma ampla programação elaborada pela Prefeitura, com 37 shows, incluindo trios elétricos, 31 blocos, 10 matinês e desfile de três escolas de samba.

O setor de hotelaria comemorou uma taxa de ocupação superior a 90% durante os dias de festa, gerando mais de 200 empregos temporários, de acordo com cálculos da Associação de Hotéis e Pousadas de São João da Barra. Outra entidade representativa, a Associação Sanjoanense de Ambulantes (ASA) contabiliza a geração de 500 empregos temporários durante a festa de momo.

– Esse foi meu quinto carnaval trabalhando em São João da Barra, juntamente com minha esposa, dois filhos e dois funcionários. Novamente a festa atendeu minhas expectativas em termos de venda – explica Flávio Oliveira, que comercializa crepe e churros e atuou na Avenida do Samba, na sede do município.

Em outro ponto do município, na praia do Açu, Alexandre da Silva, proprietário de um bar nas proximidades da área de shows nos finais de semana de verão e todos os dias no carnaval, também comemorou o sucesso nas vendas. “Foi muito bom. Um movimento permanente em meu bar, com o retorno esperado”, disse. 

Uma grande estrutura, unindo os diversos setores da administração pública, foi montada para atender a demanda. A Secretaria de Saúde instalou um posto médico nas imediações da Avenida do Samba, com uma equipe formada por três médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem e 16 maqueiros, registrando 205 atendimentos nos cinco dias, nenhum de grande gravidade e, em sua maioria, casos de libação alcoólica, náuseas, vômitos, procedimentos de sutura, hipertensão, mal-estar e cefaleia. Nos postos 24h do município, também houve reforço no número de profissionais.

A Secretaria de Segurança Pública comemora um carnaval de paz e ordem em todo município, com baixo índice de ocorrências – apenas uma de maior gravidade, a apreensão de um revólver e prisão do homem que o portava – e o êxito da atuação integrada e intensificada nos locais dos eventos, envolvendo polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Programa Estadual e Integração na Segurança (Proeis), Guarda Civil Municipal, Fiscalização e Postura e segurança privada e intensificada nos locais dos eventos, totalizando 500 agentes por dia na sede e nos distritos. 

“Trabalhamos com o reforço de 30 câmeras de segurança, além das já existentes, nos principais locais de eventos e seus acessos. Drones também foram utilizados nesses locais, aumentando ainda mais a abrangência na geração de imagens em tempo real para garantir a segurança dos foliões e o sucesso da operação integrada durante o carnaval. Nas estradas do município também não foram registradas ocorrências de gravidade, e o mesmo aconteceu no litoral, em relação a afogamentos”, explica o secretário de Segurança Pública, Anderson campinho.

– O esforço de toda a equipe de nossa administração municipal, juntamente com parceiros, foi determinante para que, mais uma vez, o carnaval de São João da Barra fosse à altura de seu reconhecimento com o maior e melhor do interior do Estado. Artistas regionais e locais mais uma vez puderam apresentar seu talento, e a moradores e visitantes, foi oferecida toda a estrutura necessária para que pudesse curtir a festa com tranquilidade. Os blocos mais uma vez levaram irreverência às ruas e nossas escolas de samba, que recebem nosso apoio através das subvenções, mais uma vez brilharam, sendo um atrativo à parte dentro da folia no município – destacou a prefeita Carla Machado.







Fonte: Secom