quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Chuva causa alagamentos em ruas de Campos, Bom Jesus do Itabapoana, SJB e Itaperuna

(Foto: Genilson Pessanha)
As ininterruptas chuvas que atingem Campos desde a noite dessa quarta-feira (12) trouxeram transtornos para o trânsito, principalmente na área central do município. Na manhã desta quinta-feira (13), na rua Espírito Santo, próximo à BR 101, foi registrado um grande congestionamento por volta das 7h30. Diversas ruas também ficaram alagadas como no cruzamento das ruas Rocha Leão, Espírito Santo e Conselheiro Tomás Coelho. Na rua Senador Viana, perto da avenida XV de Novembro, o acúmulo de água na via também afetou a passagem de veículos, mas não impediu o fluxo. Pontos de alagamento também foram registrados na Pelinca e em frente à Estação de Tratamento de Esgoto Lagoa do Vigário, que será inaugurada nesta quinta. Em municípios do Noroeste Fluminense a chuva também causou transtornos. A Coordenadoria Regional da Defesa Civil informou que em Bom Jesus do Itabapoana, uma das cidades mais prejudicas pelas chuvas de janeiro, o rio Itabapoana ultrapassou a cota de transbordo, na madrugada desta quinta. Em Itaperuna, ruas também ficaram alagadas e o rio Muriaé está com 3,58 metros, um metro a menos de seu nível de transbordo. Em Santo Antônio de Pádua, a Prefeitura alerta para o risco iminente de transbordo do rio Pomba nas próximas horas. 
O coordenador da Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha, afirmou que, até o momento, não houve nenhum chamado de emergência por conta dos temporais, mas que a equipe atua na rua Rocha Leão, que concentra um dos principais pontos de alagamento de Campos. No local, as bombas serão averiguadas porque não deram vazão à água. Nas últimas 24 horas, na região central do município, foram registrados 25,8 milímetros de precipitação.

— Nas outras áreas da cidade, por enquanto, não tivemos nenhuma solicitação, mas, com a chuva que caiu a noite toda, vai começar a ter ligação sobre águas presas em outros bairros. Para o lado de Serrinha e Dores de Macabu, choveu muito. As chuvas que estão caindo na cidade de Campos estão dentro das previsões. Não alterou nada. Choveu até menos do que estava previsto. Mas, como o solo está bastante saturado, qualquer chuva tem um acúmulo de água, mas nada que venha a causar maiores transtornos — assegurou o major, ressaltando que os rios Muriaé e Paraíba do Sul permanecem dentro da cota de transbordo, sem riscos à população. Na última medição, feita às 7h, o Paraíba estava com 7,16 metros.

A chuva também causou transtornos em São Fidélis e em São João da Barra. Na localidade de Valão dos Milagres, em São Fidélis, os moradores ficaram ilhados e aulas tiveram que ser suspensas. Já no Açu, 5º distrito de SJB, várias ruas também ficaram alagadas. Apesar disso, a Defesa Civil de SJB informou que não recebeu nenhuma solicitação de ajuda para o distrito.

Noroeste Fluminense — A Coordenadoria Regional da Defesa Civil da Região Norte e Noroeste afirmou que as equipes estão de prontidão e acompanham os impactos das chuvas, principalmente nas cidades mais atingidas pelos temporais de janeiro. Em Bom Jesus do Itabapoana, o rio Itabapoana, após transbordar três centímetros na madrugada e chegar às ruas, retornou à calha na manhã desta quinta-feira.

O coordenador do órgão, coronel Joelson Oliveira, explicou que a média de chuva na região, nas últimas horas, foi de aproximadamente 50 milímetros.
— Choveu bastante nessa madrugada e tende a chover o dia inteiro, mas, a partir de amanhã (sexta-feira), começa a diminuir o volume, apesar de a chuva continuar, de acordo com a previsão. A gente está monitorando o rio Itabapoana. A gente acredita, a princípio, que não vai chegar a transbordar. Achamos que ele vai ganhar um grande volume, mas, como se encontrava baixo, acredito que ele vá aguentar o volume da chuva dessa chuva da madrugada — disse Joelson.
O coronel declarou que a principal preocupação do órgão é com as encostas, já que a terra está encharcada devido às chuvas de janeiro.

— Nossa preocupação é com os moradores das áreas de encostas dos municípios do Noroeste. O Norte já é um pouco mais plano. Pedimos aos moradores que, neste momento de chuva, possam procurar local seguro, sejam casas de amigos ou parentes, ou até a Defesa Civil se precisar de abrigo público. Mas, se nada disso funcionar, pelo menos no pernoite, que permaneçam no cômodo da frente da casa. E também acompanhar as notícias nos jornais para não ficarem apavorados com a tal da fake news — alertou.

Por conta da chuva, a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana informou que o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, previsto para acontecer nesta quinta, teve que ser adiado.

Em Itaperuna, além de alagamento em ruas, também foram registrados deslizamentos de encostas. A Defesa Civil do município informou que as áreas mais afetadas foram o bairro Vinhosa e os distritos Comendador Venâncio e Retiro do Muriaé. O órgão informou também que o nível do rio Muriaé atingiu 3,58 metros, um metro a menos da cota de transbordo. Apesar dos transtornos, ninguém ficou ferido.

No município de Santo Antônio de Pádua, a secretaria municipal de Educação e Cultura informou, por meio de redes sociais, que as aulas em toda a rede estão suspensas na quinta e na sexta-feira (15), devido à “intensidade pluviométrica que assola toda a nossa região. Esses dias letivos serão compensados em datas oportunas”.

De acordo com a Defesa Civil de Pádua, a última medição do rio Pomba mostrou que as águas chegaram a 4,69 metros, com previsão de aumento para as próximas horas. Em nota, o órgão alertou que “os moradores de áreas ribeirinhas e de encostas devem ficar atentos a qualquer situação anormal, como inclinação de árvores, muros, rachaduras nas paredes, barulhos estranhos, que podem ser indício de movimentação de terra”.

Em casos de emergência, a orientação é que a população busque um abrigo seguro e acione auxílio pelos telefones 199, (22) 3851-2165, da Defesa Civil, ou 193, do Corpo de Bombeiros.

Rodovia também ficou alagada

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BR 356 também registrou vários pontos de alagamentos entre Campos e a divisa com Minas Gerais. "Continua sem interdição, mas como está chovendo ha várias horas, há vários pontos com água sobre a pista, proveniente de enxurradas descendo dos barrancos ou bolsões nos trechos mais baixos, que requer muita atenção na condução. No km 101 (próximo a Três Vendas), parte do pó de pedra usado no reparo emergencial onde a pista cedeu, está sendo levado pela água, aumentando a profundidade e formando uma depressão. E muitos buracos ao longo da via em todo o trecho", informou a PRF.





Fonte: Folha da Manhã