sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Iphan embarga obra na parte externa do Palácio de Cristal, em Petrópolis

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis)
As intervenções na parte externa do Palácio de Cristal, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, foram paralisadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo o órgão, as obras não estavam autorizadas nos canteiros do jardim e não podem ocorrer sem o envio do Projeto de Monitoramento Arqueológico.

De acordo com o Iphan, durante a análise prévia das obras, o corpo técnico do órgão identificou que o projeto necessita de complementações fundamentais para a intervenção. Como os trabalhos se iniciaram sem a resolução dessas pendências, o órgão fez o pedido de paralisação.

O Instituto informou ainda que a Prefeitura se mobilizou para entregar a documentação solicitada e já atendeu parcialmente às exigências arquitetônicas do Projeto Executivo.

Em nota, a Prefeitura afirmou que entregou a documentação exigida pelo Iphan e que trabalha para encaminhar o Projeto de Monitoramento Arqueológico solicitado. Durante esse período, as intervenções nos sanitários continuam.

No dia 27 de janeiro, a Prefeitura anunciou o fechamento do Palácio de Cristal por 90 dias para realizar as intervenções nos jardins. Além da parte externa, o ponto turístico vai passar por reformas nos sanitários, parte elétrica e acessibilidade.

A reforma vai custar R$ 1.144.768,83, com maior parte do recurso proveniente de emenda parlamentar.






Fonte: G1