segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Contenção evita que água do Paraíba atinja estrada em São João da Barra


Quase 24 horas depois do rompimento do dique São João, próximo ao Bairro de Fátima, ainda há muita água nas áreas de pasto, mas a situação está sob controle. Não há famílias desabrigadas e desalojadas e as barreiras de contenção feitas pela Prefeitura impediram que a água atingisse a SB-02 e a Estrada do Poço. O nível do Rio Paraíba do Sul na sede do município permanece em 6,45 m e a tendência é começar a baixar nas próximas. A Defesa Civil Estadual divulgou no final da tarde deste domingo, 16, que os níveis estão baixando nos rios Pomba, Muriaé, Carangola, Itabapoana e Paraíba do Sul.

 
Desde o momento do rompimento do dique a Prefeitura atuou no auxílio aos moradores e na adoção das medidas emergenciais de contenção. Nas primeiras horas da manhã as equipes das secretarias municipais de Segurança Pública, Meio Ambiente e Serviços Públicos e Agricultura ampliaram a contenção em quatro pontos, entre Cajueiro e o Bairro de Fátima, usando máquinas e materiais para as barreiras. A SB-02 chegou a ser interditada para que o trabalho fosse realizado.
A Defesa Civil Municipal atuou em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos. A Defesa Civil Estadual também esteve na área do rompimento do dique acompanhando o trabalho e o monitoramento. 
— A Defesa Civil Municipal fez o trabalho correto para que a água não chegasse à população, aos ribeirinhos. Agora a tendência é a situação normalizar em no máximo dois dias, já que está baixando o nível de todos os rios para cima — disse o capitão José Antônio Muniz, coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual no Norte Fluminense.
Na manhã desta segunda-feira, 17, as equipes da Prefeitura voltam ao local para nova avaliação e prosseguir com as medidas de contenção da água.