terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Programa Saúde da Mulher com quase 30 mil atendimentos em SJB

(Foto:divulgação)
Implantado em 2005, o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Saúde, e o Ministério da Saúde, retomou as ações paralisadas na gestão passada, contabilizando aproximadamente 30 mil atendimentos em 2017. A meta é acompanhar a saúde da mulher em suas diferentes fases biológicas.

“Humanizamos os serviços de saúde, através do atendimento com qualidade e profissionalismo, resgatando a dignidade e o respeito da população”, declarou a coordenadora do Paism, Márcia Abreu de Souza, referindo-se aos serviços de assistência ao planejamento familiar; pré-natal; gestação; parto e puerpério; prevenção, diagnóstico precoce e tratamento às doenças ginecológicas de maior prevalência, como câncer do colo de útero e de mama, e procedimentos cirúrgicos.

– Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; programa de nutrição; atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica; serviços odontológicos; palestras nas escolas e nos ESFs, sobre planejamento familiar e amamentação e capacitação de enfermeiros também estão incluídos no Paism – ressaltou o coordenador do Paism, Leonardo Sá, informando que em 2018 haverá a implantação da cartilha do climatério, e o Teste Imunológico de Gravidez (TIG) nos ESFs, além do pré-natal do homem junto com o da mulher, visando incentivar o cuidado com a saúde masculina.

“Será implantado também o procedimento de laqueadura, seguindo as normativas da lei número 9.263/96, artigo 226, da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar em seus princípios gerais”, completou Leonardo.

A moradora de Barcelos, Márcia Cristina Cardoso Alves, foi uma das beneficiadas pelo Paism. “Passei por atendimentos ginecológicos, no início do ano, e dia 7 de outubro, procedimento cirúrgico para retirada de mioma e útero”, comentou Cristina, ressaltando que foi atendida com a cirurgia, a qual não teria condições de arcar, foi um sucesso.

O Paism é composto por uma equipe multidisciplinar que garante o pronto serviço, com qualidade e monitoramento dos assistidos.






Fonte: Secom PMSJB