terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Governo divulga tabela com valores de veículos para o cálculo do IPVA 2018



(Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Globo)
A Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz) divulgou a tabela com os valores venais de veículos que servirão de base para o cálculo do IPVA 2018. No Diário Oficial desta terça-feira, a Sefaz traz a relação dos preços sobre os quais incidem as alíquotas do imposto, que variam de acordo com o tipo de veículo e combustível.

Confira a tabela aqui, a partir da página 3 do Diário Oficial.

São isentos de pagar o imposto os veículos com mais de 15 anos de fabricação, além de outros casos previstos em lei, como veículos adaptados para portadores de deficiência física, de aluguel e reboque etc.

Para quem precisa pagar o imposto, é necessário calcular. Para isso, basta multiplicar o valor venal que consta na tabela pela alíquota referente ao veículo. É preciso consultar o modelo e ano de fabricação. No caso dos carros flex, a alíquota é de 4%. Por exemplo, para calcular o IPVA de um Fiat Uno Way 1.0 2016, basta multiplicar 0,04 por R$ 29.628 (valor venal descrito na tabela, na página 22 do Diário Oficial). O resultado encontrado é de R$ 1.185,12, valor do imposto.


Vale lembrar que os proprietários de veículos terão desconto de 3% para o pagamento em cota única e até a data de vencimento. Os pagamentos começam no dia 22 de janeiro, para quem tem final de placa 0.

Relembre as alíquotas do IPVA de acordo com os veículos e combustíveis:

- 4,0% para automóveis de passeios e camionetas, inclusive flex, à gasolina ou a diesel, exceto utilitários;

- 2,0% para motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas;

- 1% para caminhões, caminhões-tratores e tratores não agrícolas;

- 1,5% para veículos com Gás Natural Veicular (GNV);

- 0,5% para carros com energia elétrica;

- 2,,% para ônibus e micro-ônibus;

- 1% para caminhões, caminhões-tratores e tratores nao-agrícolas;




Fonte: Extra