quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Projeto de Saúde em São João da Barra é premiado

(Foto: Divulgação  |PMSJB)
O Projeto Caminhando com Saúde, da Prefeitura de São João da Barra, foi premiado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz na 5ª edição do Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Com foco na promoção de atividade física na terceira idade para melhorar a qualidade de vida, a iniciativa foi a única do estado do Rio e Janeiro entre os 14 contemplados, que serão apresentados e receberão a premiação no dia 30 de novembro, em Brasília.

O site https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/ mostra a experiência de sucesso em São João da Barra. Desenvolvida no distrito de Atafona, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), tem como público-alvo pessoas acima de 60 anos, portadoras de doenças crônicas, aptas para realizar atividade física, e que têm acesso a palestras orientadoras para melhor adesão ao projeto.

O Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa é uma iniciativa que integra, desde 2013, a agenda anual da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI/DAPES/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).

Seu objetivo é conhecer e dar visibilidade a boas práticas de municípios e estados no campo da saúde da pessoa idosa. Com isso, espera-se incentivar os gestores a fomentarem estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde.

O processo iniciou-se com uma ampla divulgação da COSAPI/MS do edital com as regras da iniciativa, critérios de seleção e cronograma. A partir disso, foram abertas as inscrições para gestores estaduais e municipais cadastrarem suas iniciativas em um formulário on-line. As experiências inscritas foram avaliadas por um comitê composto por especialistas em saúde da pessoa idosa, gestores e controle social. Após a avaliação, foram divulgadas 14 experiências selecionadas.

– Estamos orgulhosos em ter um projeto dessa importância, voltado para o segmento da terceira idade, reconhecido e premiado por instituições como o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz. Pretendemos expandi-lo a demais regiões do município alcançando um público ainda maior e promovendo a qualidade de vida – destacou a subsecretária de Saúde, Keth Miranda.

De acordo com a coordenadora do Programa Permanente em Saúde, Luziane Ambrósio, uma vez por mês é feito atendimento integral com a equipe multidisciplinar do PSF, que avalia peso, altura, pressão arterial e diabetes, além de realização de palestra sobre promoção da saúde para os 60 participantes do projeto premiado, que acontece na academia popular da Praça do Meireles, na área central de Atafona e tem como parceira a empresa Ferroport.





Fonte: Secom PMSJB