segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
São João da Barra sediará, nos dias 21 e 22 de outubro, o Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas do Rio de Janeiro. O evento, que reunirá 27 corporações do Rio de Janeiro e também do estado do Espírito Santo, serve como seletiva para o Campeonato Nacional, que acontecerá nos dias 9 e 10 de dezembro, em Aracajú, capital de Sergipe.

As apresentações serão na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, no centro da cidade, e terão início no sábado, 21, às 14h, prosseguindo no domingo, 22, a partir das 9h. A disputa será nas seguintes categorias: Banda de Tambor, Banda de Percussão Marcial; Banda de Percussão Sinfônica; Fanfarra Simples Tradicional; Fanfarra com Gatilho; Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos; Banda Marcial; Banda Musical e Banda Sinfônica.

A organização é uma parceria entre o Conselho Municipal da Juventude de São João da Barra, Prefeitura de São João da Barra e Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ). Segundo cálculos da organização, aproximadamente 2 mil competidores deverão participar a cada dia de competição.

“O evento fomenta a cultura local, com foco principalmente na juventude, e o turismo, já que atrai pessoas de várias cidades do Rio de Janeiro e também do Espírito Santo, que irão competir aqui em busca de uma classificação para o Campeonato Nacional pelo fato de não ter naquele estado uma Federação de Bandas e Fanfarras”, destacou o músico e vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, Fabiano Tavares.

Sobre a realização do Campeonato pela primeira vez em São João da Barra, Fabiano explica que, a princípio, a ideia era realizar apenas um encontro de bandas e fanfarras. “Entramos em contato com a Federação com esse objetivo. Mas, com a Prefeitura se disponibilizando em apoiar, juntamente com o Conselho Municipal da Juventude, e pelo fato de ainda não haver uma cidade definida para a realização do Campeonato, chegou-se a um consenso juntamente com a Federação para que pudéssemos promover esse grande evento”, finalizou.






Fonte: Secom PMSJB