segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Band mostra histórias e degradação do Paraíba do Sul da nascente até a foz

(Foto: Divulgação)
O Jornal da Band, da TV Bandeirantes, mostrou na última semana a situação do rio Paraíba do Sul, de sua nascente na Serra da Bocaina, em Areias (SP), até a foz na praia de Atafona, em São João da Barra. As seis reportagens de Márcio Campos, exibidas de segunda-feira (2) a sábado (7), mostram como o rio vem sofrendo com irregularidades ao longo do seu curso, mas também destaca fatos culturais, como o jongo, as tradições da população ribeirinha e a devoção a Nossa Senhora Aparecida, imagem encontrada nas águas do Paraíba. Em uma das matérias ele destaca o desvio de 60% da vazão em Barra do Piraí (RJ). É o desvio para o sistema Guandu, construído na década de 1950, para abastecer a região metropolitana do Rio de Janeiro. “Coincidentemente”, foi a partir daí que o mar passou a avançar com mais força sobre Atafona — que, por sinal, é ponto final da série.
Confira todas as matérias: 

Rio Paraíba do Sul é marcado pela cultura caipira
O Jornal da Band navega pelo rio Paraíba do Sul, marco inicial da cultura caipira e berço da Padroeira do Brasil.


Mineração irregular castiga o Paraíba do Sul
A prática ilegal das mineradoras destrói, contamina e ameaça a vida do Paraíba do Sul. O rio, que corta os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro abastece 20 milhões de pessoas.


Rio Paraíba do Sul atravessa regiões ricas em folclore
O Vale do Paraíba é o berço de costumes e tradições que marcam a cultura brasileira. Nesta reportagem especial, você vai conhecer histórias de pescador e se emocionar com uma roda de jongo.


Padroeira do Brasil teve origem no Paraíba do Sul
Foi do fundo das águas do Paraíba do Sul que apareceu uma imagem da santa que virou Padroeira do Brasil. Veja histórias do rio que se transformou em caminho de peregrinação e fé.


Esgoto e poluição castigam o rio Paraíba do Sul
Nesta reportagem você vai ver o esforço da população, autoridades e empresas para manter vivo o rio que abastece 20 milhões de pessoas.


Enfim, Atafona
Na última reportagem especial da série Rio Vivo, chegamos a Atafona, no litoral norte do Rio de Janeiro. É o ponto onde o rio Paraíba do Sul se entrega ao mar - depois de percorrer três estados brasileiros.





Fonte: Blog do Arnaldo Neto |  Band