segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Ladrões usam dinamite para tentar explodir caixa eletrônico na Uenf

(Foto: Divulgação)
Sem segurança em função da greve e falta de repasses, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) é vítima de mais um arrombamento. A agência do Bradesco e a Gerência de Recursos Computacionais da universidade, localizadas no prédio cinco, foram invadidas na madrugada deste sábado (28). Os ladrões arrombaram portas de acesso ao banco e à gerência e usaram explosivos feitos de pólvora para tentar abrir os caixas eletrônicos, mas não tiveram êxito. Os criminosos furtaram objetos da instituição, em um prejuízo de mais de R$ 3 mil. A ação foi descoberta após uma ronda da Polícia Militar no local.

Nas sala da Gerência de Recursos Computacionais, gavetas foram reviradas, papéis e documentos jogados ao chão. De acordo com a assessoria da Uenf, além de um notebook, os suspeitos furtaram um aspirador de pó, uma furadeira, um drive de DVD, um multímetro, um HD externo e uma mochila de couro.

O reitor da universidade, Luís Passoni, lamentou a situação e explicou que não tem como se responsabilizar pela segurança do campus, devido à falta de repasse de verbas.

- Se houvesse uma equipe de vigilância, talvez isso não tivesse acontecido. O problema é que embora a gente tenha orçamento, não há repasse para universidade. Precisamos que o Governo do Estado comece a repassar os duodécimos do orçamento, para que a gente possa tomar conta do campus e manter a Uenf funcionando - disse o reitor.

Em meio à crise e sem ter como se responsabilizar pela deterioração da situação que vem sendo vivenciada, Passoni faz um apelo a Polícia Militar. “Acreditamos que os criminosos vieram para roubar o banco; mas, como não conseguiram, arrombaram o setor da Uenf. Estamos reforçando as portas e colocando correntes e cadeados onde não havia, mas pedimos a PM que reforce a ronda no campus”, falou.

Funcionários da empresa de vigilância responsável pelo banco informaram à equipe de reportagem que o expediente é só durante o dia. A perícia da Polícia Civil e guarnições da Polícia Militar estiveram no local. Nenhum suspeito foi identificado. O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia (Centro).






Fonte: Folha da Manhã