domingo, 1 de outubro de 2017

Cirurgias ginecológicas reativadas em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
A Secretaria de Saúde de São João da Barra reativou o serviço de cirurgia ginecológica, neste sábado, 30, às 6h, na Santa Casa de Misericórdia do Município. Implantado na primeira gestão da prefeita Carla Machado, os serviços foram paralisados em julho de 2015. O objetivo é proporcionar dignidade e melhorar a qualidade de vida das mulheres sanjoanenses que precisam de procedimento cirúrgico.

A subsecretária de Saúde, Keth Miranda, informou que existe uma demanda de 49 cirurgias, sendo 37 de pacientes que estão na fila de espera de 2015 a 2016. “De 15 em 15 dias, sempre aos sábados, estaremos realizando de 2 a 4 cirurgias, de mioma, períneo, incontinência urinária, entre outras”, informou Keth, afirmando que a meta é atender todas as mulheres que necessitam de cirurgias.

Para a prefeita Cala Machado, a reativação deste importante serviço mostra a seriedade e responsabilidade da administração em apresentar resolutividade para as questões que envolvem a Saúde no Município. “Temos uma demanda grande e encaramos este desafio com muita garra e determinação, disponibilizando um serviço de qualidade ao qual o Município apresentava dificuldade de tratar cirurgicamente”, disse a prefeita, ressaltando que as pacientes sanjoanenses não precisarão mais viajar pra outros municípios para serem atendidos cirurgicamente.

– Através das consultas ginecológicas, nas Unidades Básicas de Saúde, os casos cirúrgicos são encaminhados para avaliação da equipe médica do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), que funciona no Centro de Referência da Mulher, na rua João Francisco de Almeida, nº 25, em frente à Santa Casa – explicou a coordenadora do Paism, Márcia Abreu.

As duas primeiras pacientes foram operadas, após a reativação do serviço, pela equipe cirúrgica do Paism, composta pelos médicos cirurgiões Leonardo Sá e Gustavo Santos Crespo e pelo médico anestesista Bruno Cortes.

Paism – Composto por assistente social, enfermeiros e médicos, o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher atende também com ambulatórios da patologia cervical, mastologia, nutrição gestacional, climatério, pré-natal de baixo e alto risco, planejamento familiar (com inserção de dil e outros métodos contraceptivos), testes rápidos de hepatite B, C, VDRL, HIV, para gestantes, preconizados pelo Ministério da Saúde junto ao programa DST/AIDS, entre outros serviços.





Fonte: Secom PMSJB