O Google anunciou nesta terça-feira, 1º, uma reformulação de seu logotipo, assim como a identidade visual de algumas das funções relacionadas aos seus serviços.
A mudança, a segunda em menos de dois anos, foi motivada, segundo o Google, para retratar a quantidade de plataformas em que a companhia, que começou como um buscador na internet para computadores, está presente.
Ela ocorre menos de um mês após o Google anunciar a criação da empresa-mãe Alphabet. O lançamento da holding é a maior reestruturação da companhia em sua história e reunirá todos os serviços conectados da empresa sobre uma só empresa, a Google Inc., e transformará o que era até então divisões de negócio, como Google X e Google Ventures, em subsidiárias.
"Você espera que o Google ajude você quando for necessário, seja lá onde esteja ou seja lá quando for, você esteja usando um celular, vendo TV, o relógio, o painel do seu carro, e sim, mesmo no computador”, afirmaram, em nota, Tamar Yehoshua, vice-presidente de produto, e Bobby Nath, diretor de experiência do usuário do Google.
“Essa não é a primeira mudança na nossa aparência e provavelmente não será a última, mas nós acreditamos que a atualização de hoje é um grande reflexo de todos os jeitos que o Google trabalha para você por meio da busca, Maps, Gmail, Chrome”, afirmou os executivos.
O novo logo, com cores mais fortes e fontes mais simples, aparecerá em breve nos serviços da empresa. O estilo das letras também serão usados em recursos das ferramentas existentes.
O Google revelou hoje seu novo logo. Após 17 anos sem grandes mudanças no design da marca, a empresa de tecnologia apresentou um desenho mais limpo e sem serifa. Apesar de bonito, ele tem uma característica positiva invisível: ele consome menos dados.
De acordo com uma publicação no blog oficial de design do Google, o novo logotipo da empresa tem apenas 305 bytes. Para fins de comparação, a antiga versão “pesava” cerca de 14 mil bytes na página de procura.
Isto significa que a nova identidade reduz, e muito, o consumo com o logotipo. Com o antigo logo, a equipe de designers do Google precisava oferecer uma alternativa baseada em texto para conexões de baixa velocidade.
"O tamanho reduzido do novo logotipo evita esta solução", escreveram designers do Google no blog. "Isso tem um tremendo impacto quando se considera o nosso objetivo de tornar o Google mais acessível e útil para usuários ao redor do mundo."
E eles estão certos. Com menos bytes no logo, o site do Google irá recarregar mais rapidamente em plataformas móveis, como smartphones e tablets, em que a velocidade da conexão é mais lenta. Além disso, o usuário irá consumir menos dados de sua franquia 3G ou 4G.
Fonte: G1 | Exame | Google