(Foto; Divulgação) |
Em muitos lares, o Natal costuma ser associado à simples troca de presentes. Para despertar nas pessoas sentimentos natalinos, como solidariedade e amor ao próximo, o designer sul-coreano Lee Ki Seung criou uma nova embalagem para as bolsas de coleta de sangue, apostando no formato das tradicionais botinhas de Natal,
As peças são preenchidas por um líquido similar ao sangue e servem para decorar hemocentros e estimular a doação. As botinhas estiveram presentes na Helsinki Design Week, realizada na Finlândia.
O Hemocentro Regional de Campos funciona todos os dias, de segunda-feira a segunda -feira, no Hospital Ferreira Machado (HFM), das 7h às 18h. O doador não precisa estar em jejum. Basta não ingerir alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e fazer um repouso mínimo de seis horas na noite anterior.
Para doar sangue, a pessoa precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um documento original com foto (carteira de identidade, habilitação ou carteira de trabalho, por exemplo).
Quem tiver 16 e 17 anos deve comparecer acompanhado pelo representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos, só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
Fonte: Blog Pense diferente | Hemocentro Regional de Campos