sexta-feira, 29 de junho de 2012

SÃO JOÃO DA BARRA COMEMORA SÃO PEDRO



O Circuito Junino de São João da Barra não para, este final de semana a prefeitura e a Secretaria de Turismo de São João da Barra, preparou uma programação repleta de shows para comemorar a festa de São Pedro (29/06), que vai até o dia primeiro de julho.


A programação teve início nesta sexta-feira, 29, às 5h, com alvorada. Ás 6h, competição de pesca do maior robalo vivo, além do tradicional café da manhã que ocorre todos os anos na casa de Ditinho Campista.
foto: Ralph Braz/ Igreja de S.Pedro(2005)

A parte religiosa tem início com procissão, às 19h, seguida de missa campal celebrada pelo padre Gustavo Ribeiro dos Santos. Às 22h, show católico com a banda Anjos do Resgate. Já na praia do Açú, na Praça da Capela de São Pedro, às 21h, atração é o Padre Fábio de Melo.


foto: Ralph Braz/ Imagem de S.Pedro(2005)


A história da igreja de São Pedro em São João da Barra começa durante a Proclamação da República, em 1889, quando foi proibido que pessoas fossem sepultadas em igrejas.

Então o fundador Francisco, respeitando a lei e constituição, doou a igreja para a paróquia São João Batista, foi quando teve sua primeira imagem de São Pedro, era a única no Brasil igual a do Vaticano em Roma, até ser furtada cerca de 30 anos atrás. Logo veio a segunda imagem, São Pedro em pé, a que será usada na procissão. Já a terceira imagem que fica no altar, foi feita pelo sanjoanense, Huilton Malet, que fez São Pedro sentado, trazendo a imagem de um Papa, muito parecida com a primeira que havia na igreja.

foto: Ralph Braz/ arquivo pessoal 2005


PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO PEDRO

Fábio de Melo - (sexta-feira – 29/06), no Açu
Anjos de Resgate – (sexta-feira – 29/06)
Gaby Amarantos – (sábado – 30/06)
João Neto e Frederico – (domingo – 01/07)


fonte: sjb online