sábado, 30 de junho de 2012

MUSEU HISTÓRICO DE CAMPOS É INAUGURADO

(Foto: divulgação/PMCG)

Foi inaugurado nesta sexta-feira (29) o Museu Histórico de Campos, que começa a funcionar a partir deste sábado (30), no restaurado Solar Visconde de Araruama, na Praça São Salvador. Na oportunidade, a prefeita também lançou a obra de recuperação do Chafariz Belga da Praça Quatro Jornadas, que será feita em parceria com a Concessionária Águas do Paraíba. O chafariz passará a funcionar com uma fonte luminosa e um balé de águas dançantes. A previsão é que a obra de restauração do chafariz seja entregue até o Natal. 

(Foto: Gerson Gomes/PMCG)

A prefeita, foi a primeira a assinar o livro de visitas do Museu, conheceu o prédio e disse estar muito feliz com a inauguração de hoje. “Essa é mais uma etapa cumprida. Fico feliz de estar aqui hoje inaugurando parte do acervo do Museu, que será um museu educativo e informativo com um espaço para exposições permanentes e itinerantes. Estamos abertos a doações”, falou a prefeita, que agradeceu às doações da Rede Ferroviária Federal, da Santa Casa de Misericórdia e do ex-procurador Élcio de Souza Chrisóstomo, que ajudaram a enriquecer o acervo do Museu.

(Foto: Gerson Gomes/PMCG)

Tivemos uma inauguração brilhante com o Curso Livre de Teatro e o Grupo Boa Noite Amor. Hoje, estamos dando início à obra desse chafariz histórico também que, tenho certeza, vai se tornar um ponto turístico, como está sendo no Natal os Reis Magos na entrada da cidade e a Casa do Papai Noel no ano passado. Estamos recuperando e preservando a história do município para as futuras gerações. Nós estamos fazendo muito com os recursos dos royalties. 

(Foto: Gerson Gomes/PMCG)


O secretário de Cultura, lembrou que a restauração do Solar Visconde de Araruama, que passa a abrigar o Museu Histórico de Campos, faz parte do Projeto de Revitalização do Centro Histórico de Campos, que começou oficialmente no dia 13 de junho, mas que já tinha iniciado no ano passado com a entrega da restauração do Monumento ao Expedicionário da Praça São Salvador. O secretário aproveitou para anunciar também a restauração do Obelisco.

 
(Foto: Gerson Gomes/PMCG)

Com a restauração do Solar Visconde de Araruama e o ordenamento das placas publicitárias favorecendo a sacada do prédio, passamos a ter um dos complexos arquitetônicos mais preservados do Brasil. 

 (Foto: Gerson Gomes/PMCG)

A atriz Bernadete Bogado, militante da área de cultura, principalmente do Teatro, ficou impressionada com o que viu no Museu. “Não esperava que fosse tão luxuoso, tão requintado. Esse é um acontecimento histórico e muito relevante. Trata-se da preservação da memória. Apesar do pouco acervo, o que tem aqui são coisas fantásticas, como essa pintura em homenagem aos Voluntários da Pátria e os livros que pertenceram a Nilo Peçanha”, destacou ela, que é filha do ex-deputado Sadi Bogado.