terça-feira, 19 de junho de 2012

POLÍCIA FEDERAL ENCONTRA MEDICAMENTOS VENCIDOS EM SÃO JOÃO DA BARRA




A Polícia Federal voltou nesta terça-feira (19/06) ao almoxarifado da Prefeitura de São João da Barra, localizado na Travessa São Pedro, onde agentes constataram denúncia e encontraram medicamentos com a validade vencida. Meio a um clima de tumulto, os agentes realizaram uma vistoria e lacraram o depósito, levando amostras de medicamentos que passarão ainda por análise laboratorial.

Apesar da presença de viaturas da Polícia Militar no local, o clima permaneceu tenso mesmo após a saída da Policia Federal. Membros da oposição ao governo no Legislativo, impedidos de acompanhar a vistoria da PF, marcaram presença em frente ao depósito, fazendo críticas em público e afirmando que existiriam outros locais no município com medicamentos vencidos.

Segundo o agente federal Amaral, foram encontrados muitos medicamentos vencidos, entretanto, as irregularidades apontadas na denúncia só poderão ser afirmadas depois de adotados os procedimentos cabíveis.


VEREADORES DA OPOSIÇÃO ACOMPANHAM E SE MANIFESTAM
Revoltado, vereador Gerson Crispim (PR), declarou que a Policia Federal só confirmou o que todos na cidade já sabiam. “É um desperdício do dinheiro público e a população está ciente disso. Tenho a certeza de que a PF irá investigar como ocorreu a licitação destes remédios e a procedência das notas de compra. Quem sai perdendo é o povo sanjoanense, que procura medicamentos nos postos e não os encontra. A prefeita Carla Machado," acha que é a proprietária do município”, destacou Gersinho, além de ressaltar ainda que possui imagens do atendimento do pronto socorro da Santa Casa, onde unidades de soro fisiológico estariam vencidas e sendo utilizadas normalmente no atendimento a população. Segundo ele, as mesmas irregularidades foram constatadas pelos vereadores de oposição em mais três pontos da cidade.

Na opinião do Procurador da Câmara, João Paulo Granja, a criação de uma Comissão Especial de Saúde, com o apoio e fiscalização do Conselho Municipal de Saúde não é arbitrária, mas opinou que os vereadores não poderiam ter seus direitos cerceados numa situação séria como esta. “O vereador é eleito pela população para realizar esta ação de fiscalizar a atuação do Executivo, através de denuncias concretas. Tenho fotos de medicamentos e material hospitalar vencidos em uso nos hospitais e ainda assim os vereadores aqui presentes não puderam acompanhar os trabalhos da Polícia Federal. O que eles querem é tirar estes medicamentos vencidos de circulação e zelar pela saúde dos cidadãos”, declarou, ressaltando que protocolou um Mandado de Segurança pedindo a abertura para vistoria de todos os locais onde são armazenados medicamentos no município.
Desta vez, a Comissão do Executivo não conseguirá barrar os trabalhos dos vereadores”, disse Granja.

O vereador do PPS, Zezinho Camarão, também da oposição, exigiu que a Polícia Militar abrisse um outro prédio na mesma rua do almoxarifado, onde segundo ele, poderiam estar armazenados outros medicamentos com a validade vencida. A tentativa gerou muita confusão, mas nada foi feito.

“Existem aí dentro deste prédio quatro barris lotados de remédios e não estou aqui para colocar minha credibilidade em risco. Antes de afirmar isso eu conversei com os moradores aqui do local e muitos caminhões já foram vistos retirando medicamentos daí de dentro deste prédio, que pertence ao mesmo proprietário do galpão vistoriado pela PF. Estamos analisando juridicamente uma forma de abrir as portas deste prédio”, disse Camarão.

Fonte e fotos: Site Ururau