quinta-feira, 14 de junho de 2012

INÍCIO DAS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE CAMPOS




Como anunciado pela Prefeitura semana passada, começaram nesta quarta-feira (13) as intervenções para reformulação do Centro Histórico da cidade, nas proximidades da Praça Prudente de Moraes (quiosque do Chá Chá Chá). As obras foram iniciadas com a marcação do solo para colocação de tapumes, contando com equipamentos de topografia para medição da área a ser revitalizada. As escavações para firmeza da estrutura do tapume também já foram feitas nas redondezas do quiosque.



Fazem parte do resgate do Centro Histórico (que compreende a Beira Rio, ruas Tenente Coronel Cardoso, Barão do Amazonas e Andradas), a recuperação do sistema de drenagem (água e esgoto) e, ainda, instalação subterrânea de toda fiação local. A organização visual também se dará a partir da padronização das fachadas e placas no comércio, além de iluminação artística. Para maior acessibilidade, as ruas serão equiparadas às calçadas, havendo nivelamento em toda a extensão do quadrilátero do Centro Histórico.




Segundo o secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, também fará parte da revitalização, uma ciclovia que vai ligar Avenida 28 de Março-Guarús-Centro Histórico. "Este primeiro módulo, que está sendo reformado, vai passar a ser uma área de lazer e o visual será todo mudado, transformando o Centro Histórico num grande shopping aberto. A história de Campos está ligada à cana de açúcar, à Lei Áurea, entre outros fatos. Vamos recuperar os casarios do início do século para o desenvolvimento cultural, mudar as fachadas, mobiliário urbano e todo o sistema de fiação telefônica e de energia elétrica, que serão subterrâneas, promovendo uma limpeza visual e valorizando nossa arquitetura", ressalta o secretário.


Toda a intervenção está sendo feita em parceria com as entidades de classe, para que haja menos transtornos possíveis à população e representações da sociedade civil. Edilson explica que, semanalmente, serão feitas reuniões com estas entidades, além de secretarias, concessionárias e empresa responsável pela obra, para que sejam levantadas as medidas para minimizar qualquer transtorno. "Esta é uma intervenção solicitada por todos e vamos executá-la através do diálogo".


fonte: fmanha