Plantio de árvores e coleta seletiva foram as ações realizadas neste sábado (24), em Lagoa de Cima, pelo Dia Nacional da Árvore (21 de setembro) e pelo Dia Mundial pela Limpeza das Águas (17 de setembro). O evento foi organizado pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares, vinculado à Subsecretaria de Planejamento, Mobilidade e Meio Ambiente, e contou com apoio da Secretaria de Limpeza Pública, do Departamento da Juventude, da Secretaria de Governo, e da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
Logo na entrada da Lagoa de Cima foi realizada uma blitz educativa, com distribuição de brindes, camisas da ação da limpeza das águas e sacolinhas para coleta de lixo no interior dos carros. Após o plantio de duas mudas de aroeira vermelha, foi realizada a coleta seletiva nas margens da lagoa. Todo o lixo recolhido, um total de 93 quilos, foi encaminhado para o aterro controlado da Codin, onde será feita uma triagem e o material reciclado será encaminhado para as cooperativas.
“Foi uma ação bastante positiva, onde conseguimos atingir uma boa quantidade lixo coletado. Durante a caminhada na margem da Lagoa de Cima, fomos até os estabelecimentos comerciais, com orientação aos comerciantes para que solicitem aos visitantes que tenham consciência de separar o próprio lixo, garantindo os espaços mais limpos e seguros, além de proteger o recurso hídrico da Lagoa de Cima, considerado um dos principais pontos turísticos de Campos e região”, pontuou o coordenador do CEA, Júlio Carlos da Silva Júnior.