(Fotos: Serra Drone) |
A Prefeitura já começou a planejar a realização do Natal Imperial, um dos maiores eventos da cidade, que, este ano, deve contar com 40 dias de festa, começando no dia 30 de novembro e seguindo até oito de janeiro de 2023, segundo informou o Governo Municipal. Lançado em 2017, essa será a segunda edição após o arrefecimento da covid-19 – o evento deixou de ser realizado em 2020. A programação deste ano ainda está sendo elaborada, contudo, em 2021, a iluminação nas ruas do Centro da cidade, as árvores de Natal nas praças da Liberdade e Inconfidência, na Avenida Koeler, no Sesc Quitandinha, o Túnel de Luz na Rua 16 de Março e a decoração especial em Itaipava deram ainda mais charme ao município, atraindo mais 300 mil pessoas à Petrópolis.
Todas essas atrações do ano anterior e o anúncio da possível data de abertura da edição 2022 deixam os moradores e turistas na expectativa de como será a festa esse ano.
“A expectativa é bem grande quando o assunto é Natal Imperial. Gostamos de reunir toda a nossa família e subir a Serra para aproveitar as atrações que são um verdadeiro show e deixam Petrópolis ainda mais bonita”, disse Paula Tavares, moradora do Rio de Janeiro.
Criado em 2017, o Natal Imperial teve três edições e atraiu em 2019, segundo dados divulgados pela Prefeitura na época, mais de 470 mil turistas, que movimentaram R$ 315 milhões na economia da cidade – considerando rede hoteleira, comércio e os ramos do setor de serviços relacionados ao turismo. Os índices tornaram o evento como o segundo maior do calendário de Petrópolis. Se
Retomada em 2021
As festividades, no entanto, precisaram ser interrompidas em 2020 por conta da pandemia da covid-19, ocasião em que decretos municipais e estaduais proibiam a realização de eventos com aglomeração. Em 2021, a festa foi retomada pelo governo interino e reuniu mais de 300 mil pessoas em 39 dias de festa – a programação começou no dia 02 de dezembro e foi até 09 de janeiro, com mais de 300 atrações no Centro e também nos bairros.
“A realização do Natal Imperial em 2021 foi um enorme desafio. Foi o primeiro grande evento após a pandemia, com programação 100% custeada por meio de patrocínio, garantido através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Economia Criativa. Foi um evento que veio para mostrar que, quando o poder público une forças com outros entes, como aconteceu com o terceiro setor e a iniciativa privada, quando todos sentem que são também parte do projeto, o resultado é muito melhor. Esperamos que o exemplo desta união, que no ano passado reuniu Prefeitura, Governo do Estado, Dellarte, Fecomércio, a Claro e a Águas do Imperador, sirva de inspiração para outras edições. O Natal Imperial já é, sem dúvida, um dos principais eventos do calendário municipal. Agora temos que trabalhar para fortalecer esta marca e tornar esta realização cada vez melhor”, afirmou Hingo Hammes, ex-prefeito interino e presidente da Câmara Municipal de Petrópolis.
Ao todo, foram mais de mil artistas em cena, apresentações de bandas, orquestras, corais e teatro. Em nota, a Prefeitura informou que “programação de 2022 está sendo elaborada”, contudo, ainda não há uma data prevista para divulgação.