segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Setembro Amarelo: mês é dedicado à prevenção do suicídio


O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de alertar a população sobre o suicídio, prática normalmente motivada pela depressão. Embora o assunto ainda seja considerado tabu para alguns setores da sociedade, a quantidade de casos vem crescendo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do mundo. Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, 112.230 pessoas se mataram entre 2010 e 2019. Houve um aumento de 43% no número anual de mortes, que passou de 9.454 em 2010 para 13.523 em 2019. Por isso, prefeituras de todo o país vêm abraçando a iniciativa. Os municípios de Campos e São João da Barra, por exemplo, divulgaram programações especiais.

A campanha Setembro Amarelo acontece desde 2014. A ação é uma realização da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e tem como objetivo prevenir e reduzir esses números, realizando ações de conscientização junto a associações e órgãos governamentais, entre outros, para ter um maior alcance.

Durante todo o mês, ocorrem ações para sensibilizar tanto profissionais da saúde quanto a sociedade como um todo para os principais sintomas desse problema, já que, segundo especialistas, a melhor forma de se evitar o suicídio é por meio do diálogo.

As razões podem ser bem diferentes, como a depressão, seguida do transtorno bipolar e o abuso de substâncias, por exemplo. Porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.


Ações em Campos

Com cartazes e panfletos de conscientização, o programa de Saúde Mental da secretaria municipal de Saúde de Campos deu início, na última terça-feira (6), à programação do Setembro Amarelo, que, neste ano, tem como tema: “A vida é a melhor escolha”.

As ações acontecem em ambos os sentidos da Ponte Barcelos Martins, até o dia 28, e contam com diversas atividades de informação e prevenção do suicídio, dirigidas aos servidores municipais e a população em geral.

“Neste mês de setembro, as equipes de nossos dispositivos estarão desenvolvendo rodas de conversa em diversas escolas municipais e estaduais com professores, alunos e familiares com o tema Como Manter a Saúde Mental. Além do bate papo nas instituições, teremos uma capacitação com as equipes da Saúde Mental e, para encerrar a programação, um simpósio no Teatro Trianon”, informou a gerente de Saúde Mental, a psiquiatra Lana Maria Pereira da Silva.

Conscientização em São João da Barra

A secretaria municipal de Saúde de São João da Barra também está promovendo diversas atividades para lembrar o Setembro Amarelo. A programação começou na última segunda-feira (5), com roda de conversa com os pacientes assistidos pelo Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, que funciona no bairro da Água Santa e organizou as ações.

Na próxima terça-feira (13) haverá sessão de cinema com Movimento Acolher (Dor), no Cine Teatro São João, das 09h30 às 12h, aberta aos familiares e assistidos. Será exibido filme com temática relacionada à saúde mental, que aborda assuntos relacionados ao Setembro Amarelo.

A coordenadora do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, Ruani Machado, explica que o Cine PSI permite utilizar a imagem, cores, músicas, personagens e outros elementos presentes nos filmes de forma lúdica. “Isso possibilita uma elaboração de pensamentos, sentimentos e emoções, podendo ajudar no processo de autoconhecimento do paciente”, disse.