sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Justiça Eleitoral insemina dados das urnas eletrônicas em Campos, SJB, SFI , São Fidélis e Cardoso Moreira


A Justiça Eleitoral conclui nesta quinta-feira (22) o trabalho de inseminação dos dados das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de outubro em Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira e São Fidélis.

O serviço aconteceu na sede da Justiça Eleitoral, em Campos, desde a segunda-feira (19).

Ao todo, serão cerca de 40 mil urnas utilizadas em todo estado do Rio de Janeiro. O primeiro turno das eleições será realizado em 2 de outubro e o segundo turno em 30 de outubro de 2022.

Na primeira etapa da preparação das urnas são instalados o sistema operacional, programas e os dados de candidatas, candidatos, eleitoras e eleitores, utilizando-se as mídias que foram geradas previamente. Já na segunda etapa, são realizados testes de votação por amostragem. Nesses testes, emite-se a zerésima, seguida de uma votação simulada e, depois, imprime-se o boletim de urna.

Após a preparação das urnas, todas as portas de acesso físico e compartimentos internos são lacrados. Os lacres utilizados nessa etapa são produzidos pela Casa da Moeda e possuem propriedades químicas que impedem qualquer tentativa de violação. Após a cerimônia de lacração, as urnas são armazenadas em local designado pelo TRE para, posteriormente, serem transportadas para os locais de votação. Nesta edição, a população deverá votar para presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal.