Como diz o ditado popular, foi aos 45 do segundo tempo que o inverno mostrou a que veio, derrubando as temperaturas em Petrópolis, que registrou nos últimos dias uma das semanas mais frias de 2022. Faltando pouco menos de 20 dias para o fim da estação, que dará lugar a Primavera em 22 de setembro, os termômetros na Cidade Imperial alcançaram na última quarta-feira (31/08) 1,5°C na região do Pico do Couto, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse é o segundo menor índice registrado na cidade, ficando atrás apenas do 1,4°C alcançado no dia 18 de maio.
As baixas temperaturas começaram a ficar mais acentuadas em meados de agosto e, apesar de uma ligeira melhora com o registro de dias ensolarados, elas persistem no município e devem se estender até a próxima quarta-feira (07/09). Toda essa instabilidade no tempo ao longo das últimas semana foi provocada pela passagem de frentes frias e influências de massas de ar frio, que mudaram as condições climáticas. “É uma gangorra de temperaturas”, explica a meteorologista Maria Clara Sassaki, do Climatempo – site especializado em previsões meteorológicas.
A especialista afirma, ainda, que o início da primavera promete pancadas de chuvas, com alto risco de temporais de curta duração, mas que podem incluir fortes rajadas de vento e granizo. “É uma primavera em que estamos ainda sob influência do fenômeno La Niña. As chuvas devem ser bastante irregulares, podendo ficar abaixo da média climatológica mais uma vez e com temperatura acima do normal”, afirma Sassaki. Depois, a tendência é de que a temperatura volte a subir.
Em Petrópolis, as temperaturas começaram a despencar no dia 22 de agosto, quando a mínima chegou a 08°C e a máxima não passou dos 18°C. Esses índices se mantiveram nos dias subsequentes e o município chegou a ser atingido por uma chuva intensa, que começou na noite de domingo (28/08) e se estendeu até a madrugada até a tarde de segunda-feira (29/08), resultando na elevação do nível dos rios, quedas de árvores e deslizamento. Ao todo, segundo a Defesa Civil, oito ocorrências foram registradas – nenhuma delas grave ou com vítima.
A “friaca” ficou ainda mais intensa na última quarta-feira (31/°08), quando os termômetros marcaram mínima de 05°C e a sensação térmica de 1,5°C. Acostumados com as baixas temperaturas, os petropolitanos foram às redes sociais afirmar que os casacos e cobertores tiveram que ser retirados dos armários. “Petropolitano raiz é aquele que sabe que ao sair de casa tem que levar o guarda-chuva e o casaco, pois mesmo a manhã sendo de sol, a tarde tudo pode mudar e a chuva aparecer na cidade”, disse William Oliveira, morador de Cascatinha.
Rajadas de vento e recomendações
Neste período, o município também foi afetado com rajadas de ventos fortes e, segundo o Inmet, há previsão para que o fenômeno volte a ocorrer nos próximos dias. Para garantir a segurança da população, a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sedec) e Corpo de Bombeiros, emitiram algumas recomendações para a população.
Em casa: feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa; persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar; aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore; evite deixar objetos que possam cair em locais altos; mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas; fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
Na rua: não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas; evite a prática de esportes ao ar livre; evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção; evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata; fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.
Próximos dias
Para os próximos dias, o frio ainda vai persistir e a semana começa com previsão mínima de 11°C na segunda-feira (05/09). A máxima não chega a 20°C. O dia será nublado com aberturas de sol à tarde. Na terça-feira (06/09), não há previsão de chuva, contudo a temperatura mínima será ainda menor, podendo chegar a 10°C.