sábado, 21 de maio de 2022

Profissionais da Educação de SJB terão salário equiparado ao piso nacional


A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, encaminhou nesta sexta-feira, 20, à Câmara Municipal para que seja aprovado o projeto de lei que equipara o salário dos profissionais da Educação ao piso nacional, que é de R$ 3.845,63 (40 horas). A medida abrange professor II, com carga horária de 22 e 30 horas, e secretário de escola, que passarão a receber o salário proporcional ao piso de 40h. De acordo com a prefeita, a medida terá efeito retroativo a janeiro de 2022.

A equiparação acontece após um estudo de impacto financeiro, que havia sido comunicado à diretoria do Sindicato dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe) e uma comissão de profissionais de carreira da Educação do município, no dia 14 de março, conduzido na época pela então prefeita Carla Machado. Na ocasião, foi confirmado o reajuste de 16%, o maior concedido por uma prefeitura do Estado do Rio de Janeiro dentro da proposta de revisão salarial para o funcionalismo no ano de 2022.

"A administração municipal em São João da Barra tem um compromisso com a valorização da Educação. A equiparação ao piso nacional, portanto, vai ao encontro dos anseios da categoria. Estamos concluindo esse processo, iniciado ainda na gestão Carla Machado e acordada junto aos representantes dos profissionais", destacou a prefeita Carla Caputi.

No ano de 2022, além da revisão salarial de 16% a todo funcionalismo e da equiparação ao piso nacional dos profissionais da Educação, foi concedido também pela Prefeitura reajuste no Cartão Alimentação, que passou a ter o valor de R$ 400.

Reunião - Em reunião no gabinete nesta sexta-feira, 20 com representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) e uma comissão de professores da rede municipal, a prefeita Carla Caputi destacou os avanços para os professores da rede municipal de ensino.

“ Estamos dando prosseguimento ao que vinha sendo realizado, dialogando com os representantes da rede e do Sepe. Hoje comemoramos o trabalho que o município vem fazendo ao longo da gestão para oferecer um ambiente cada vez melhor para os esses profissionais, respeitando direitos e valorizando nossos servidores”, pontuou Carla Caputi.