Celebrado no próximo dia 18, o 21º aniversário do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Campos, será comemorado na quinta-feira (19), às 18h, no Palácio da Cultura. Na ocasião, acontecerá a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Prefeitura e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), por meio da verba de R$ 20 milhões da Assembleia Legislativa do estado do Rio (Alerj), para as obras de restauração do Solar do Colégio, que ainda não têm data para começar.
Na última sexta-feira (13), o prefeito participou de um encontro com Raul Palácio, no qual foi tratado o projeto de restauração do Solar do Colégio, sede do Arquivo Público — equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) —, localizado na Rodovia Sérgio Vianna Barroso, em Tócos, na Baixada Campista. No final de 2021, a verba de R$ 20 milhões da sobra do duodécimo da Alerj, repassada diretamente à universidade, garantiu recursos para a restauração do imóvel.
Com idade avançada, o imóvel apresenta fragilidade em pontos de sua estrutura, principalmente no telhado. “A reunião foi para agilizar o trâmite da Uenf, em parceria com a Prefeitura, com relação ao recurso que nós conseguimos junto à Alerj para a restauração do Arquivo Público Municipal. Estamos buscando a celeridade para restaurar esse patrimônio importante do nosso município. Temos que cuidar da nossa história, preservando o local”, informou Wladimir.
“Alinhamos as próximas etapas burocráticas para a importante restauração do imóvel, que demanda manutenção completa há muitos anos. Além disso, foi importante perceber a preocupação de todos os presentes com a preservação do Solar e dos documentos do Arquivo”, observou a coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado.