A Sociedade Musical Lira de Apolo, que completou 152 anos na quinta-feira (19), realizará apresentação em comemoração ao aniversário neste sábado (21), às 10h, saindo de sua sede na Praça do Santíssimo Salvador, em direção ao Calçadão. A tradicional retreta festiva não acontecia desde 2019, em razão da pandemia que, em 2020, inviabilizou os festejos do sesquicentenário da banda. Para este sábado, no momento da retomada, os músicos preparam uma bonita apresentação.
“Sonhamos muito com o 19 de maio de 2020, mas a pandemia nos silenciou. No ano passado, executados apenas o “Parabéns para você”, simbolicamente, na porta de nossa sede. Neste sábado vamos matar a saudade do público que sempre prestigiou nossa retreta de aniversário, com um repertório cheio de surpresas”, adianta o presidente da Lira, maestro Ricardo de Azevedo que, neste sábado, festejará seus 83 anos.
Nos últimos anos, além da recuperação gradativa de sua sede – devastada por um incêndio, no começo da década de 1990 – com imensa luta, a banda voltou a realizar apresentações nas quais busca recursos para continuar restaurando o imóvel. Nos últimos meses os ensaios foram retomados, acontecendo no segundo pavimento da sede, dando novo fôlego ao projeto. Na luta para resistir, a Lira de Apolo segue sua história, sempre dando exemplos de superação.