Após dias de forte calor em pleno inverno na cidade Imperial, os petropolitanos tiveram que tirar os agasalhos e cobertores dos armários, assim como os guarda-chuvas. O tempo mudou na última quinta-feira (20), devido a uma massa de ar polar intensa que empurrou uma frente fria em direção ao Sudeste e fez despencar a temperatura, que estava na casa dos 26ºC em Petrópolis. A previsão é de mais frio para os próximos dias e os termômetros podem registrar até 4°C em algumas áreas da cidade.
Segundo o Climatempo, empresa que oferece serviços de meteorologia, essa frente fria é extremamente forte e, tecnicamente, avança para a Bahia e o norte de Minas Gerais neste fim de semana, mas deixa parte de sua instabilidade sobre o estado do Rio de Janeiro. O vento marítimo sopra moderado e persistente e injeta grande dose de umidade sobre o Rio de Janeiro. Isto vai manter a atmosfera extremamente úmida e estimular mais chuva.
Em Petrópolis, as temperaturas caem ainda mais nos próximos dias e devem atingir 06°C no período da manhã. As temperaturas mínimas neste domingo (23) ficam entre 08°C e 10°C. As máximas chegam a apenas 17°C, com tendência em declínio.
Já nesta segunda-feira (24) a temperatura varia entre 06°C e 19°C, porém os termômetros podem registrar até 4°C em algumas áreas da cidade. Segundo as previsões do Climatempo, o tempo segue nublado, com chuva e períodos de nebulosidade até quarta-feira (26), quando o sol volta aparecer entre muitas nuvens. A previsão é que ocorra também fortes rajadas de vento, como a que ocasionou a queda do monumento 14 Bis, na última quarta-feira (19), no Centro.
A onda de frio, como de costume, virou debate entre os petropolitanos nas redes sociais. Há aqueles que preferem o frio e os que defendem as temperaturas mais elevadas. “Espero ansiosamente esta época do ano. Acredito que a cidade de Petrópolis fica mais charmosa com o “ruço” e essa chuvinha gostosa, além é claro, de podermos saborear um bom vinho ou até mesmo um chocolate quente. Amo esse clima da cidade”, defendeu uma internauta, moradora do Alto da Serra.
Em uma outra publicação, uma moradora do Bingen afirmou que o tempo frio e chuvoso só é bom para quem não tem que sair de casa para trabalhar. “Para quem pode ficar em casa esse tempinho é ótimo, porém, para mim e tantos outros petropolitanos que acordam na madrugada, não tem coisa melhor que um lindo dia ensolarado e com o céu azul”, pontuou a enfermeira Julia Paiva.
Neve no Estado do RJ
O frio chegou e com ele trouxe uma situação um tanto quanto inusitada ao Estado do Rio de Janeiro: a possibilidade de nevar. É isso mesmo que você está lendo. Na região do Pico das Agulhas Negras, em Itatiaia, município do Sul Fluminense, onde os termômetros registraram 4°C na madrugada desta sexta-feira (21), há chances de uma “precipitação congelada” entre ontem (22) e este domingo (23) que seria neve, chuva congelada ou chuva congelante.
Fonte: Diário de Petrópolis