(Foto: Polícia Civil | Divulgação) |
A Polícia Civil cumpriu seis mandados de prisão nesta quinta-feira (13) em Campos por crimes de violência contra a mulher. A operação Athena foi coordenada pelo Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), da Polícia Civil do Rio, em homenagem aos 14 anos da Lei Maria da Penha. Outros quatro suspeitos ainda não foram localizados no município. A ação aconteceu simultaneamente em vários estados fluminenses. Em todo o RJ havia mais de 100 mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes de violência contra a mulher a serem cumpridos. Destes, 32 suspeitos foram presos.
De acordo com informações da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Campos (Deam), as prisões no município ocorreram nos seguintes bairros: uma no Parque Aurora, duas no km 11, uma Parque Lebret, uma no Parque Alvorada e outra no Jockey Club. As diligências aconteceram desde as primeiras horas do dia.
Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça a partir de inquéritos policiais concluídos por delegacias do estado, mas não incluiu foragidos que estejam dentro de comunidades controladas por grupos criminosos armados, devido à restrição de operações em favelas durante a pandemia de Covid-19, imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a diretora do DGPAM, delegada Sandra Ornellas, somente em 2019 as delegacias de atendimento à mulher no Rio indiciaram 16.703 suspeitos de violência doméstica e familiar e solicitaram 20.930 medidas protetivas de urgência.
Quem emprestou o nome à operação deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta foi Athena, que na mitologia grega representa a deusa da sabedoria, da guerra e das artes.
Fonte: Terceira Via